Pages

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

II BLUES DO NORDESTE REÚNE SHOWS DE 23 BANDAS NAS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS DE FEVEREIRO EM FORTALEZA

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) realizará a mostra II Blues do Nordeste, nas duas primeira semanas de fevereiro (1º a 4, e 8 a 11).

         FOTO: VALDECI DE OLIVEIRA
GUSTAVO CONCENTINO
Num significativo recorte da cena de Blues, com a apresentação de 23 shows musicais, o evento reunirá os principais adeptos do gênero em Fortaleza, além da participação de alguns grupos convidados do Piauí (Clínica Tobias Blues), Rio Grande do Norte (Gustavo Cocentino), Alagoas (Barba de Gato) e Rio de Janeiro (Black Dog).

   “Vale ressaltar a importante parceria com a Associação Casa do Blues, que através de ações desenvolvidas em pontos estratégicos da cidade, há muito tempo vem contribuindo para a formação de novos músicos adeptos ao gênero e de novas plateias”, enfatiza o coordenador da mostra, André Marinho.

TRANSCRITO: http://www.bnb.gov.br/Content/aplicacao/Grupo_Principal/Nordeste_Noticias/conteudo/nordeste_noticias_detalhes.asp

* GRIFO MEU

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

19/01, DATA COMUM À NARA LEÃO E ELIS REGINA

19 de janeiro é uma data comum a duas grandes cantoras brasileiras, Elis Regina, homenageada na postagem anterior, e Nara Leão. A primeira faleceu nesta data há 30 anos, a segunda estaria completando 70 anos de idade, se estivesse viva. 



 
Nara Leão é considerada a “musa” da Bossa Nova, seu apartamento é tido como o local onde nasceu o estilo. Recentemente sua filha, Isabel Diegues, lançou o site http://www.naraleao.com.br em homenagem à mãe. No site estão disponíveis: a discografia completa com as letras das músicas, ficha técnica dos discos, galeria de fotos, a cronologia da cantora, enfim, toda a obra de Nara Leão. Vale à pena conferir.

Nara Leão e Roberto Menescal - O barquinho , O pato , Manhã de carnaval.

30 ANOS SEM ELIS


Há exatos 30 anos abria-se uma lacuna na música popular brasileira, deixava-nos precocemente, a diva Elis Regina, a Pimentinha, apelido que, aliás, detestava.
Elis, no palco era um furacão de emoções, alegria e vitalidade. Linda e maravilhosa, tentar qualificá-la é praticamente impossível, Elis é adjetivo. Adjetivo de intérprete, na melhor acepção da palavra, suas interpretações são inesquecíveis.

Ela, junto com Tom, Gonzaguinha, Adoniran e muitos outros estão, provavelmente, cantando e deixando mais brilho e alegria onde estiverem.

PARA RECORDAR, ELIS COM...

GAL COSTA
IVAN LINS
TOM JOBIM
CESAR CAMARGO MARIANO

JAIR RODRIGUES
CAETANO VELOSO
GILBERTO GIL
 
MILTON NASCIMENTO

ADONIRAN BARBOSA
GONZAGUINHA

Última apresentação musical de Elis Regina para a TV. Especial de Fim de ano da Record. Dezembro de 1981. Fotos dos bastidores. Músicas: Me deixas louca e O trem azul.

domingo, 15 de janeiro de 2012

JOÃO BOSCO, SHOW NO RIVAL


Na semana passada fui assistir ao show do cantor, compositor e violonista João Bosco, no Teatro Rival, Cinelândia, no Rio de Janeiro.
Um excelente espetáculo, no qual Bosco apresentou canções de seu trabalho mais recente, “Não Vou pro Céu, Mas não Vivo mais no Chão” e de quebra fez uma pequena retrospectiva de seus 40 anos de carreira, premiando a todos com canções como, “Jade”, “O bêbado e a Equilibrista”, “O amor quando acontece”, “Papel Machê” “O Corsário”, “Incompatibilidade de Gênio” e muitas outras pérolas. Um grande show, um grande músico, uma grande noite.

Momentos do show:








(FOTOS: VALDECI DE OLIVEIRA)

VENCEDOR DO PRÊMIO ESSO DE FOTOGRAFIA 2011


A seguência de fotos intitulada “Violência Abortada” do fotógrafo do jornal Estado de São Paulo, Epitácio Pessoa foi o grande vencedor do Prêmio Esso de Fotografia 2011. 
As fotos mostram o jovem Adriano Carlos Gonçalves da Silva, de 19 anos fugindo de dois homens que iriam executá-lo se não houvessem chegado o jornalista José Maria Tomazela e o fotógrafo Epitácio Pessoa, que foram ali cumprir sua pauta, que era mostrar a situação do Rio Paraíba do Sul.

domingo, 8 de janeiro de 2012

DIA DO FOTÓGRAFO


Parabéns a todos os fotógrafos, profissionais ou amadores.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SAI A PROGRAMAÇÃO DE DO FESTIVAL DE JAZZ DE GUARAMIRANGA

Para quem não curte carnaval ou quer um carnaval diferente a pedida é o Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga/CE, que acontece de 18 a 21 de fevereiro e está na 13ª edição.

O Festival rola durante todo o dia em locais abertos e fechados, com shows, ensaios abertos, cortejos, oficinas com músicos. A cidade, localizada na região serrana da microregião de Baturité, tem 865 m de altitude e um clima maravilhoso.   

Veja as atrações para este ano



ATIBA TAYLOR (EUA) COM ARTHUR MENESES (CE)




 

A turma do blues vai delirar com o som desses dois no palco do Festival. O cantor e saxofonista norte-americano Atiba Taylor é conectado às raízes do jazz e investe no jazz contemporâneo. Já tocou com feras como Wynton Marsalis, Webster Young, Archie Shepp e Bobby McFerrin. Agora empresta sua voz grave e seu saxofone cheio de suingue ao blues moderno do guitarrista cearense Artur Menezes.




GADI LEHAVI (ISRAEL) CONVIDA RAVI COLTRANE ((EUA)











Esse menino é um prodígio! Tem só 15 anos de idade, mas o que ele faz no piano, só vendo e ouvindo para acreditar! É jazz puro! Não foi à toa que já chamou a atenção de ícones como Dave Liebman e o filho do lendário John Coltrane, o saxofonista Ravi Coltrane, com quem vem pela primeira vez ao Brasil para uma série de concertos.



OMAR PUENTE (CUBA)
.










Omar Puente é um músico clássico, cujo coração bate com ritmo cubano, a alma é africana e desde 1997 mora no norte da Inglaterra. O resuntado dessa fusão “etno-cultural-geográfica” está no belíssimo trabalho deste renomado violinista e pianista, que desenvolveu seu estilo reunindo elementos de jazz, música clássica e cubana


  
JAQUES MORELENBAUM E O CELLO SAMBA TRIO (RJ)











 Esse é unanimidade! Violoncelista, compositor, arranjador, maestro e produtor, Jaques Morelenbaum é um dos principais nomes da música instrumental brasileira. Foram dez anos na Nova Banda de Tom Jobim, cinco tocando com Egberto Gismonti, 14 como diretor musical, arranjador e violoncelista de Caetano Veloso, além dos trabalhos com Ryuichi Sakamoto, Sting, Cesária Évora, Milton Nascimento, Henri Salvador, David Byrne, Omar Sosa, Bill Frisell, Hubert Laws, João Donato, Julieta Venegas, Gilberto Gil... Ao Jazz & Blues traz o Cello Samba Trio, com o violonista Lula Galvão e o percussionista Rafael Barata.



YAMANDU COSTA (RS)


Outro que dispensa apresentação! Yamandu é um dos maiores talentos do violão brasileiro. É referência mundial na interpretação da música brasileira, Yamandu Costa apresenta suas diversas influências musicais ao lado de Guto Wirtti (baixo acústico) e Nicolas Krassik (violino). Um show de criatividade e técnica, onde ele explora todas as possibilidades musicais de um violão de 7 cordas.


GRUPO SOLAR COM TATIANA PARRA (SP)

A voz feminina do Festival Jazz & Blues em 2012 é de Tatiana Parra. Cantora paulistana conhecida e admirada no meio musical por participações em shows e discos de nomes como Ivan Lins, Omara Portuondo, Rita Lee, Toquinho e Dante Ozzetti. Ela vem com o Grupo Solar, formado pelos brasileiros Zéli Silva (baixo), Edu Ribeiro (bateria), o argentino Andrés Beeuwsaert (piano) e o belga Henri Greindl (guitarra e violão).



ROBERTO TAUFIC E EDUARDO TAUFIC (RN)


Eles são irmãos e mostram no palco a perfeita sintonia em um agradável diálogo entre o violão e o piano. Roberto Taufic (violão) e Eduardo Taufic (piano) apresentam o show Bate e Rebate, um trabalho repleto de brasilidade e arranjos criativos, com o estilo marcante dos dois instrumentistas, que serão acompanhados por Darlan Marley (bateria) e Airton Guimarães (contrabaixo).


MARCO LOBO (BA/RJ)

Esse cara faz um trabalho percussivo muito bom! O talento desse baiano radicado no Rio de Janeiro caiu nas graças de músicos consagrados, como Milton Nascimento, Maria Bethania, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Joao Bosco, Ivan Lins e Marisa Monte. Marco Lobo traz ao Festival Jazz & Blues seu trabalho autoral instrumental, que passeia pelo jazz, maracatu, samba, baião e balada.



GABRIEL GROSSI (SP)

É atualmente um dos maiores representantes da harmônica no mundo. Exagero? É não. O ícone da gaita, Toots Thielemans, o cita como um dos maiores gaitistas da atualidade. E disse mais “É um gaitista que toca com enorme facilidade, um músico de grande explosão. Também fiquei admirado com suas composições e seu domínio da linguagem brasileira”. Gabriel Grossi vem com seu trio, que tem Guilherme Ribeiro no piano e Sergio Machado na bateria.


CAINÃ CAVALCANTE (CE)

Cainã é um dos grandes destaques da nova geração de instrumentistas do Ceará. Tem só 21 anos, mas esse multi-instrumentista já pode ser considerado um veterano! Começou cedo, tem dois CDs gravados e já dividiu os palcos e estúdios com Yamandu Costa, Manassés de Sousa, Dominguinhos, Zélia Duncan, entre tantos outros.


FONTE: INFOJAZZ Nº 1