Resposta de Cascudo quando o classificavam de “folclorista”:
“Faço questão de ser tratado por esse vocábulo que tanto amei: professor. Os jornais, na melhor ou na pior das intenções, me chamam folclorista. Folclorista é a puta que os pariu. Eu sou um professor. Até hoje minha casa é cheia de rapazes me perguntando, me consultando.”
*grifo meu
Em 30 de dezembro de 1898, nascia na cidade do Natal, Rio Grande do Norte, o professor, historiador, advogado, antropólogo e jornalista Luis da Câmara Cascudo, que hoje, se vivo fosse, estaria completando 112 anos. Cascudo faleceu em 30 de julho de 1986, também em Natal.
Para homenagear o ilustre mestre Câmara Cascudo trago um texto de Carlos Drummond de Andrade, um vídeo de Pedro Bersi, e algumas fotos.
Imagem de Cascudo
Carlos Drummond de Andrade
— Já consultou o Cascudo? O Cascudo é quem sabe. Me traga aqui o Cascudo.
O Cascudo aparece, e decide a parada. Todos o respeitam e vão por êle. Não é pròpriamente uma pessoa, ou antes, é uma pessoa em dois grossos volumes, em forma de dicionário que convém ter sempre à mão, para quando surgir uma dúvida sôbre costumes, festas, artes do nosso povo. Êle diz tintim-por-tintim a alma do Brasil em suas heranças mágicas, suas manisfestações rituais, seu comportamento em face do mistério e da realidade comezinha. Em vez de falar Dicionário Brasileiro poupa-se tempo falando “o Cascudo”, seu autor, mas o autor não é só dicionário, é muito mais, e sua bibliografia de estudos folclóricos e históricos marca uma bela vida de trabalho inserido na preocupação de “viver” o Brasil.
Agora, mandam dizer de Natal que vão comemorar os 50 anos de atividades culturais, os 70 anos de idade de Luís da Câmara Cascudo, o que é de inteira justiça. Bater palmas ficou muito sem sentido, depois que, na televisão, artistas se aplaudem a si mesmos, fingindo que aplaudem os acompanhantes ou o público, êste último convidado perenemente a aplaudir tudo e a todos. O govêrno auto-aplaude-se, imitando o nôvo costume, e o Brasil parece uma festa... encomendada. Vamos esquecer o convencionismo publicitário, diante das comemorações a Cascudo. Êste fêz coisas dignas de louvor, em sua contínua investigação de um sentido, uma expressão nacional que nos caracterize e nos fundamente na espécie humana.
Lendo agora o vasto documento de Joaquim Inojosa sôbre O Movimento Modernista em Pernambuco (também dois tomos em véspera de quatro), vou encontrar o jovem Luís da Câmara Cascudo, nos longes de 1925, tangendo a lira nova. Não é surpresa para mim, que o saiba poeta modernista, não arrolado por Bandeira em sua antologia de bissextos. Em carta que Inojosa reproduz (seu livro contém, muita coisa que vale a pena conhecer, como retrato intelectual dos anos 20), o futuro autor da Geografia dos mitos brasileiros manda-lhe dois poemas modernistas para serem publicados no Recife. Eram de um livro que em Agôsto se chamava Bruaá e em Novembro do mesmo ano passaria a intitular-se Caveira no campo de trigo. Nunca se editou êsse livro. O poeta Cascudo permaneceria inédito, sufocado pelo folclorista e historiador.
Êste cronista sabia da fase poética de LCC por haver recebido dêle, eram eras remotas, um Sentimental epigrama para Prajadipock, Rei do Sião, um reino “governado em francês”. Como também lhe conhecia êstes Lundu de Collen Moore, que marca suas preferências nativistas sôbre os mitos importados de Hollywood, é bem típico do nosso modo de dizer em 1929:
Os olhos de Collen Moore
olhos de jabuticaba
grandes, redondos, pretinhos...
mais porém
são olhos de americano,
meu-bem.
Eu sempre prefiro os seus,
Eu sempre prefiro os seus,
meu bem!
Olhos de ver no cinema,
só lembra a gente espiando
e depois é se esquecendo,
meu-bem.
Eu sempre prefiro os seus,
meu-bem!
Ôlho de gente bem branca
que não mora no Brasil
fala fala atrapalhada,
meu-bem,
é ôlho de terra boa
mas porém
eu sempre prefiro os seus.
Meu-bem!...
Tocando o verso inicial pela prosa, Cascudo não abandonou “mais porém” a poesia. Em sua paixão de brasileirista, vista-a no lendário, nas tradições, na espiritualidade primitiva e lírica de nosso pessoal. E registra-a com êsse amor de tôda uma vida fiel à sua terra e sua gente.
Carlos Drummond de Andrade é Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Este texto foi escrito em 1968 e em sua reprodução foram respeitadas as regras de acentuação então vigentes.
TEXTO DE DRUMMOND TRANSCRITO: http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/index2.htm
TEXTO DE DRUMMOND TRANSCRITO: http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/index2.htm
Audiovisual 2009 (Cultura Popular III).
Câmara Cascudo, folclorista potiguar (Natal RN).
Pesquisa Arte Edição: Pedro Bersi (SC Brasil).
WindsFilmesBRASIL
FOTOS DE CASCUDO
CÂMARA CASCUDO E MÁRIO DE ANDRADE NA DÉCADA DE 20 NO RN
CÂMARA CASCUDO COM VERÍSSIMO DE MELO
CÂMARA CASCUDO COM OS NETOS: DALIANA E NEWTON
Caro Valdeci:
ResponderExcluirObrigada pela linda homenagem à memória do maior ícone cultural do Rio Grande do Norte: Luís da Câmara Cascudo, de quem tenho a honra de ser neta. Você trouxe à tona verdadeiras "pérolas" como o texto de Drummond sobre ele e as fotografias de momentos familiares e íntimos.
Um grande abraço
Daliana Cascudo
Cara Daliana,
ResponderExcluirEsta singela homenagem é o mínimo que eu poderia prestar ao ilustre mestre Cascudo.
Fico honrado em saber que sua neta tenha gostado.
Muito obrigado pela mensagem.
Valdeci de Oliveira