Pages

domingo, 15 de abril de 2012

SANCIONADA NA BAHIA, "LEI ANTIBAIXARIA".

Deputada Luiza Maia ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner, durante assinatura da sanção
Foto: Divulgação / Alberto Coutinho / Secom-BA

Duas semanas depois de a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovar o projeto de lei (PL) que ficou conhecido como Antibaixaria, o governador do Estado, Jaques Wagner, sancionou a lei que proíbe a utilização de recursos públicos para contratação de artistas que executem músicas que desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres e homossexuais ao constrangimento, ou ainda incentivem o uso de drogas ilícitas.

A lei tem 90 dias para entrar em vigor, contados a partir desta quinta-feira (12), quando houve a publicação no Diário Oficial do Estado. A autora do PL 19.237/11, deputada Luiza Maia (PT) esteve ao lado do governador durante a assinatura da sanção, nesta quarta-feira (11). 

O projeto de lei foi aprovado por 43 votos a nove, no dia 27 de março. Uma semana antes, o alcance do PL foi ampliado, por meio de um substitutivo apresentado pelo relator João Bonfim (PDT). A princípio, ele era voltado apenas para a proteção da dignidade da mulher e vedava completamente a utilização de recursos públicos para contratar artistas cujos conteúdos rebaixam a condição feminina.
Com as modificações - que tiveram o objetivo de sanar inconstitucionalidades apontadas no plenário, como uma suposta censura à manifestação artística - o gestor estadual passa a ter que excluir determinadas músicas no objeto do contrato.

MUNICIPALIZAÇÃO - A deputada Luiza Maia afirmou depois da aprovação da lei que enviará um "kit antibaixaria" para os 417 prefeitos e presidentes de Câmara do estado, contendo um “modelo municipal” do projeto de lei, cópias da lei aprovada nesta terça e exemplares da Lei Maria da Penha e dos Planos Estadual e Nacional de Políticas para as Mulheres. O objetivo é incentivar chefes do Executivo a adotarem a medida, a exemplo das prefeitas de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e de Cardeal da Silva, Quitéria Mendes.

Nesta quinta, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa defendeu a implementação de propostas semelhantes nos municípios. Para ela, os grupos feministas e demais setores organizados devem se mobilizar para que os gestores municipais abracem a causa – a exemplo do que já aconteceu em Lauro de Freitas -, uma vez que a lei sancionada vale somente para os casos que envolvem contratação direta com recursos estaduais.

TRANSCRITO: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/politica/noticia/2012/04/12/governador-da-bahia-sanciona-lei-antibaixaria-337209.ph

Grifo meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário