Pages

sábado, 9 de junho de 2012

FOTOGRAFIA QUE VIROU SÍMBOLO CONTRA GUERRA DO VIETNÃ COMPLETA 40 ANOS

(Foto: Nick Ut/AP)

A imagem acima, uma das mais famosas de todos os tempos, completou 40 anos ontem. A foto mostra uma menina de 9 anos de idade correndo nua e ferida, após sua aldeia (Trang Bang) ser alvo de uma bomba de napalm.
A foto foi clicada por Huynh Cong “Nick” Ut. da Associated Press em 08 de junho de 1972, durante a guerra do Vietnã. Essa foto tornou-se símbolo contra a guerra e deu a Nick o prêmio Pulitizer.
 


Nick Ut, fotógrafo que segue trabalhando para a Associated Press, visita a antiga casa de Phuc no vilarejo Trang Bang, perto de onde a famosa fotografia foi tirada (Foto: Na Son Nguyen/AP)



A menina da foto chama-se Kim Phuc. Hoje com 49 anos, Phuc, vive no Canadá e é embaixadora da boa vontade da Organização das Nações Unidas.







Em imagem de 1997, Kim Phuc aparece com o filho e o marido no apartamento da família em Toronto (Foto: Nick Ut/AP)


Declarações de Kim Phuc:

 "Eu fui queimada com napalm e me tornei uma vítima de guerra, mas crescer daquele jeito me tornou outro tipo de vítima".

Com relação à fotografia, que segundo ela passou a “persegui-la’’:

"Eu realmente queria escapar daquela pequena menina. Mas parece que aquela imagem não me deixava ir".
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário