Pages

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MANITO, O INCRÍVEL VIRTUOSE DO SOM NOSSO DE CADA DIA



ANTÔNIO ROSAS SANCHES – MANITO – (1943-2011)

Faleceu na sexta-feira (09/09), em São Paulo, o multi-instrumentista, Manito. Ele vinha lutando contra um câncer na laringe desde 2006. Manito ficou conhecido nacionalmente por fazer parte do conjunto, “Os Incríveis”, nos anos de 1960, auge da Jovem Guarda.

 SOM NOSSO DE CADA DIA- MANITO NO CENTRO

No entanto, gostaria de lembrá-lo aqui pela sua passagem pela banda paulista de rock progressivo “Som Nosso de Cada Dia”. 

A banda que lançou em 1974, o lendário álbum “Snegs”, obra-prima do rock progressivo. Mantenho guardado comigo, até hoje esse vinil, uma relíquia. Na época o grupo era formado por, Manito (órgão sintetizador, violino, piano, flauta, sax e coro), Pedrinho (vocal e bateria) e Pedrão (baixo, viola e vocal).
 
Manito foi um dos músicos mais versáteis da música brasileira. Tive o privilégio de vê-lo tocar várias vezes no Rio, na década de 1970, no apogeu do rock progressivo. Fica aqui esta homenagem a Manito, o virtuose do rock tupiniquim. 


Abaixo vídeo gravado em 2010, apresentação do Som Nosso, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Da banda original estão presentes Manito e Pedrão, eles tocam Sinal da paranóia, que faz parte do álbum "Snegs".

Um comentário:

  1. Saudações

    Infelizmente mais uma vez uma notícia nada legal para os amantes da boa música. Perdemos um gênio. Músicos com este perfil já não temos mais... Os poucos que ai estão, são apagados pela pobre mídia.
    A música deste vídeo é simplesmente um retrato da sociedade atual. Os valores e a eterna busca por algo imaginário vem nos destruindo aos poucos.

    ResponderExcluir