Pages

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ADEUS AO MESTRE DEÍFILO GURGEL




Após 17 dias na UTI do hospital PAPI (Natal/RN) faleceu na manhã de ontem (06) às 11h50, o poeta, pesquisador, professor e folclorista Deífilo Gurgel.
NOTA DE FALECIMENTO DA FAMÍLIA GURGEL PUBLICADA NA INTERNET
"A família do poeta e folclorista Deífilo Gurgel - Zoraide de Oliveira Gurgel, esposa, e os filhos Káthia, Carlos, Mário Sérgio, Gardênia, Fernando, Cláudia, Alexandre, Marcelo e Ana Márcia - comunica oficialmente, o falecimento do grande mestre da cultura popular do Rio Grande do Norte, ocorrido hoje em Natal.
Diante das inúmeras manifestações de solidariedade, a família agradece encarecidamente aos familiares e amigos, e comunica que tão logo sejam definidos os locais para o velório e sepultamento, todos serão informados.

Deífilo faleceu aos 85 anos, após 17 dias de internação na UTI do hospital PAPI, em consequência de falência de múltiplos órgãos.

Natal, 06 de fevereiro de 2012.


 
DEÍFILO GURGEL 

Poeta na adolescência, somente aos quarenta anos, Deífilo "descobriu" o Folclore e a ele passou a dedicar-se integralmente. Como poeta, escreveu três livros que pretende reunir numa Antologia, com alguns poemas inéditos.

Na área do Folclore, publicou outros quatro livros, sobre danças, João Redondo, Boi Calemba e romanceiro, frutos de suas pesquisas de campo pelos caminhos do Rio Grande do Norte. Tem alguns trabalhos inéditos sobre romanceiro, conto popular e teatro de mamulengos. Nascido em Areia Branca/RN, no dia 22 de outubro de 1926, Deífilo reside em Natal desde 1944.

Considera-se um "provinciano incurável", como Luís da Câmara Cascudo. Em suas pesquisas, tem-se aprofundado nas nossas raízes históricas, o que resultou em descobertas inéditas, como as de 1985, quando coletou exemplos do romanceiro popular ainda não registrados por qualquer outro pesquisador brasileiro, merecendo menção o "Cavalo Moleque Fogoso", de Fabião das Queimadas.
Sobre Deífilo Gurgel, Iaperi Araújo poeta, membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, escreveu:

"Eis o mérito do Prof. Deífilo Gurgel: buscou as fontes primárias. Palmilhou os caminhos do Rio Grande do Norte de máquina fotográfica e gravador a tiracolo, ouvindo gente, batendo em portas e sentando-se nos terreiros das casas humildes para ouvir contarem os fragmentos desbotados da tradição popular."
 
OBRAS:
O Diabo a Quatro (inédito)
Romanceiro de Alcaçus (Natal: UFRN, 1992)
Romanceiro Potiguar (inédito)
Manual do Boi Calemba (Natal: Nossa Editora, 1985)
Danças Folclóricas do Rio Grande do Norte (Natal: EDUFRN, 1995, ed.5)
João Redondo - Teatro de Bonecos do Nordeste (UFRN-Vozes-Petrópolis, 1986)
Câmara Cascudo - um sábio jovial. Discurso de Posse na Academia Mossoroense de Letras (Coleção
Mossoroense, série B, n.º 683, Mossoró, 1989)
7 Sonetos do Rio e Outros Poemas (Natal: EDUFRN, 1983)
Os Dias e as Noites (Natal: Ed. Clima, 1.ed., 1979) 

TRANSCRITO: http://www.enciclopedianordeste.com.br/082.php

Um comentário:

  1. Valdeci, querido amigo,
    na condição de primo legítimo, agradeço-lhe a matéria publicada sobre o falecimento de Deífilo Gurgel e um pouco do que ele representou, ou melhor, representará, através da sua obra, para a cultura do nosso povo, do nosso estado.
    Nos últimos dias, acompanhei, daqui do Rio, as notícias sobre o seu estado de saúde e a lamentável perspectiva de agravamento. Infelizmente, perdemos o seu convívio, mas jamais perderemos o seu brilho intelectual, pois a sua obra está posta e a serviço do bem comum.
    Mesmo contra a sua vontade, visto que sempre foi um homem simples, singelo e doce, agora ele é, literalmente, uma estrela.
    Que continue nos guiando e nos inspirando.
    Um forte abraço, caro amigo.
    Edilson Avelino (Didi Avelino) - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir