Pages

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

29 ANOS SEM ELIS



Hoje está completando 29 anos que Elis Regina, a “pimentinha” faleceu. Dona de uma voz maravilhosa e um sorriso contagiante, Elis foi uma das maiores intérpretes do Brasil. Simplesmente, divina.
Leia abaixo um pouco de sua história:

Elis Regina Carvalho Costa nasceu em 17 de março de 1945, em Porto Alegre. A Pimentinha - apelido dado por Vinícius de Moraes - começou a se apresentar aos 11 anos de idade, em um programa de rádio infantil, O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha. Aos 16 anos, lançou o primeiro LP da carreira, Viva a Brotolândia, com canções ainda influenciadas pela Jovem Guarda.

Em 1964, um ano com a agenda lotada de espetáculos no eixo Rio-São Paulo, assinou um contrato com a TV Rio. Mais tarde participou do programa o Beco das Garrafas, reduto da bossa nova, sob a direção da dupla Luís Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli, com os quais ainda realizaria diversas parcerias, e um casamento com Bôscoli em 1967.

Dai em diante, destacou-se no mundo musical e ficou conhecida por todo o Brasil. Em 1965, começou a apresentar O Fino da Bossa, ao lado de Jair Rodrigues. O programa, gravado a partir de espetáculos, ficou no ar até 1967. Fruto das gravações, Dois Na Bossa, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias.

Ditadura

Elis Regina criticou muitas vezes a ditadura brasileira, quando muitos músicos foram perseguidos e exilados. A popularidade a manteve fora da prisão. Sua postura engajada a acompanharia por toda a carreira, sendo enfatizada por interpretações consagradas de O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc).

Sua morte, em 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína, tranquilizantes e bebida alcoólica, chocou o Brasil. Elis é mãe de João Marcelo Bôscoli, filho do casamento com o músico Ronaldo Bôscoli, e de Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, filhos do pianista César Camargo Mariano.

Um comentário:

  1. São nestes momentos de lembranças que observamos o quanto perdemos coisas fantásticas. Sabemos que muitas coisas boas surgiram nestes 29 anos, mas igual à bela e irreverente Elis ainda não.
    Mas, a velocidade de termos pérolas como ela vem diminuindo e muito. Era bela, sexy, forte, excelente voz, interprete e além de tudo MULHER. Como dizia o grande poeta e porra louca de minha geração: MEUS HERÓIS MORRERAM DE OVERDOSE - Cazuza.

    ResponderExcluir