Pages

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NESTE SÁBADO (10) TEM DOMINGUINHOS NO ÚLTIMO FORRÓ DA LUA DE 2011




Espaço “Relabucho” recebe Dominguinhos - o herdeiro direto do mestre Luiz Gonzaga - no encerramento

da temporada do Forró da Lua em 2011



O Forró da Lua e o Museu do Vaqueiro encerram as atividades neste ano de 2011 em alto estilo. E o nome para fechar mais uma temporada de sucesso é José Domingos de Morais, ou simplesmente Dominguinhos, o herdeiro direto do mestre Luiz Gonzaga. A festança no espaço Relabucho – a pista oficial do Forró da Lua – começa às 20h.
Dominguinhos nasceu em Garanhuns, em 1941. É considerado um dos maiores instrumentistas, cantor e compositor da música de raiz nordestina, o forró.
Exímio sanfoneiro, teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Tem em sua formação musical influências de baião, bossa nova, choro, forró, xote, jazz etc.
Luiz Gonzaga deu o tom e Dominguinhos seguiu a melodia na sanfona. Mais do que aprender, o discípulo inovou a arte do mestre. Dominguinhos emprestou a sanfona sotaques novos e diferentes. Não abandonou o baião de seu padrinho, mas também não deixou de brincar em outras praias da música brasileira.
O trabalho de Dominguinhos é mais uma prova de que pouco importa os sotaques ou origens quando trata de fazer música. No universo dos sons e dos ritmos o que conta mesmo é a sensibilidade, responsável pela emoção e o talento, capazes de transformar idéias e conceitos em obras de arte.

Após 50 anos de carreira, o 1º Cd ao Vivo

O pernambucano de Garanhuns José Domingos de Morais, o Dominguinhos, lança pela primeira vez em 50 anos de carreira um disco todo gravado ao vivo.
A gravação aconteceu em dois espetáculos que lotaram o concorrido teatro Sesc Pompéia, na capital paulista, que abriu suas portas a um público que gritava e aplaudia extasiado. Sob a chancela da Velas , o CD "Dominguinhos ao Vivo", traz a excelência do forró nacional em 25 músicas armazenadas em 16 faixas, contando inclusive com orquestra, trompete, trombone e, pasmem, violino.
Certamente este é um disco excepcional. Impossível não se apaixonar por este trabalho, onde o mestre Dominguinhos, com seu jeito simples, encanta o mais exigente ouvinte.
A partir da primeira faixa, de quase 8 minutos, músicas como De Volta pro Aconchego, Gostoso Demais e Tenho Sede, envolvem o ouvinte mostrando que Dominguinhos é verdadeiramente o sanfoneiro mais criativo e importante do país, na atualidade.
As duas primeiras músicas foram compostas em parceria com Nando Cordel, conterrâneo de Dominguinhos; e a terceira, com Anastácia, antiga parceira de Dominguinhos que aqui marca sua presença também em outras cinco faixas.
Outra música que merece menção é para a clássica Eu Só Quero um Xodó, de 1973, em uma impressionante reinterpretação desta toada que já soma mais de 250 regravações em várias línguas, como o inglês, holandês e italiano.
Dominguinhos, neste "Ao Vivo", faz muitas parcerias, dentre as quais destacamos as realizadas com Chico Buarque, em Tantas Palavras e Xote da Navegação, com Gilberto Gil em Lamento Sertanejo e Abri a Porta e finalmente com Djavan na bela Retrato de Vida. Nando Cordel está presente em quatro das 25 faixas e o rei do baião, Luiz Gonzaga, é lembrado em cinco delas, assinadas em parcerias com José Marcolino (Numa Sala de Reboco), Zé Dantas (Derramaro o Cai e Riacho do Navio), Nestor de Holanda (Balance Eu) e Hervê Cordovil (A Vida do Viajante).
Para os fãs que acompanham a carreira do mestre Dominguinhos, esta é a primeira vez que ele grava com o acompanhamento de uma orquestra, mas sem dispensar os arranjos de guitarra de Heraldo do Monte, a zabumba de Dió de Araújo e o triângulo de Fúba.
Realmente, este álbum, cheio de toadas, xotes e forrós, é uma obra de grande valor para a música nacional e não deve faltar nas melhores coleções. Solte o som e curta "Dominguinhos ao Vivo", um disco excepcional.


        Site oficial de Dominguinhos


Serviço:
Dominguinhos no Forró da Lua
Dia 10, a partir das 20h, Fazenda Bonfim.
Estrada para Lagoa do Bonfim

Pontos de venda:
Em Natal:
A Tenda do Neneu: Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 863 (em frente ao Segundo´s Bar), Fone: 84 3223-9992; Posto São Luiz II: Esquina das Av. Prudente de Morais com a Av. Miguel Castro; Panificadora Boca do Forno: Av. Alm. Alexandrino de Alencar. Fone: 3211 4064;- Posto Planalto: Fone: 3086 2734 (Loteria Planalto); Restaurante Chinatown (Natal Shopping)

Em Parnamirim
Real K; Em São José do Mipibú; Posto Federal: BR 101 (Próximo a Polícia Rodoviária Federal); Pousada e Restaurante do Macêdo: BR 101 (Início da cidade) - Fone: 84 3273-2325.

Os ingressos também poderão ser adquiridos no local ou pelo site:


Produção: Marcos Fernandes Lopes (9406-9454)

ENVIADO: Fato Novo Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário