Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

JARDS MACALÉ FAZ SHOW EM NATAL


Na próxima sexta-feira (02), o cantor e compositor carioca, Jards Macalé apresenta o show “Revendo Amigos”. O evento acontece a partir das 20h, no Bar do Zé Reieira na Rua Professor Zuza, Cidade Alta. O show que comemora o Dia Nacional do Samba terá ainda a apresentação do grupo, Nós do Beco e do guitarrista e arranjador Joca Costa e da cantora Heliana Pinheiro. 

O carioca, do bairro da Tijuca, Jards Macalé é uma dessas jóias raras da Música Popular Brasileira (MPB), que não teve e não tem o seu devido reconhecimento. Macalé é compositor de lindas canções gravadas por grandes artistas, como: Gal Costa (Vapor Barato e Hotel das Estrelas), O Rappa (Vapor Barato), Maria Bethânia (Anjo Exterminado e Movimento dos Barcos), Camisa de Vênus (Gotham City) e tantas outras.

Dois acontecimentos denotam bem a minha admiração pelo trabalho de Macalé. O primeiro foi o show do Projeto Seis e Meia (Teatro João Caetano - RJ), nos idos de 1976, ao lado do magnífico Moreira da Silva, também conhecido como Kid Moregueira, simplesmente, inesquecível. Um show antológico.

O segundo foi o show e posteriormente o disco (gravado ao vivo), “Banquete dos Mendigos”, realizado no Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro, que infelizmente não assisti. Em plena ditadura militar (1973), Macalé juntamente com Xico Chaves ousaram produzir um espetáculo, com grandes nomes da MPB, entre eles: Chico Buarque, Milton Nascimento, MPB4, Jorge Mautner, Gonzaguinha, Gal, para comemorar os 25 anos da Declaração dos Direitos Humanos. O disco gravado durante o espetáculo, obviamente, foi censurado. 

CARTAZ DO SHOW E CAPA DO DISCO

E para complementar ainda tem o lindo cartaz do show e também capa do disco. Eu tinha esse cartaz emoldurado, na parede da sala da minha casa no Rio, que consegui anos depois, creio que, 1979, num show realizado na Quinta da Boa Vista (RJ), para o lançamento do disco “Banquetes dos Mendigos”.

Enfim, Jards é um excepcional artista.

PS: Não o chamem “Maldito”, pois terão uma resposta nada agradável.
 
 
SERVIÇO
Dia: 2 de dezembro (sexta-feira)
Hora: 20h
Local: Bar do Zé Reieira (Rua Professor Zuza, Cidade Alta)
Mesas: R$60 – Individual – R$ 15,00
Informações: 8837 5465 / 8815 8687


QUEM É JARDS MACALÉ:
Compositor, intérprete, violonista, produtor e diretor musical, orquestrador e ator, JARDS MACALÉ nasceu no Rio de Janeiro em 03 de março de 1943.
Há quase 35 anos no cenário musical, JARDS transita nas várias formas da arte: no Cinema (trilhas sonoras, compositor, instrumentista e ator); Poesia (compositor, autor); Teatro (instrumentista, compositor e diretor musical); Artes Plásticas (produziu trilhas para exposições de alguns dos mais signifi-cativos e importantes artistas plásticos brasileiros); Televisão (instrumentista, ator); Shows & Gravações (produtor, orquestrador, diretor musical, instrumentista, cantor).
JARDS MACALÉ atuou e atua tanto na música popular como na música erudita, do folclore a vanguarda, fazendo parcerias com John Cage, Erik Satie, Ezra Pound, Bertold Brecht, Maiakovsky; com os cineastas brasileiros Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade; escritores Jorge Amado, Mario de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Gregório de Matos; artistas plásticos Lygia Clark, Hélio Oiticica, Rubens Guershman, Roberto Magalhães, Xico Chaves.
Em concertos tocou, gravou, produziu, orquestrou, fez direção musical de vários musicos e artistas: Maria Bethânia, Gal Costa, Naná Vasconcelos, Vagner Tiso, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Paulinho da Viola, Luis Melodia, entre outros.
Aliado as novas gerações, atua e compõe com vários artistas, tais quais: Tato Taborda (compositor de musica de invenção), Vulgue Tostoi e Mumismata (grupos de musica eletrônica), Itamar Assunção, Zeca Baleiro, Ana de Hollanda (com quem é parceiro de "Um Filme", uma de suas mas recentes composições).
Sua mais recente colaboração com o teatro são algumas musicas para a peça "Os Sertões" de Euclides da Cunha, a pedido do diretor José Celso Martinez Corrêa.
JARDS MACALÉ compôs musicas com seus parceiros poetas José Carlos Capinan, Torquato Neto, Carlos Eduardo Machado (Duda), Xico Chaves, Waly Salomão, Vinicius de Moraes, Abel Silva; além de temas puramente Instrumentais dedicados a grandes musicos brasileiros: João Gilberto, Garoto, Radamés Gnatalli, Tom Jobim, Severino Araujo (Orquestra Tabajara), Dorival Caymmi.


DISCOGRAFIA: 

SÓ MORTO - 1970













JARDS MACALÉ - 1973













APRENDER A NADAR - 1975













CONTRASTE - 1977















LET'S PLAY THAT - 1983














4 BATUTAS E 1 CORINGA - 1992














O Q FAÇO É MÚSICA - 1998















MACALÉ CANTA MOREIRA - 2000













AMOR, ORDEM & PROGRESSO - 2003













REAL GRANDEZA - 2005












MACAO - 2007












JARDS - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário