Pages

domingo, 20 de novembro de 2011

TELENOVELA, POESIA E EDUCAÇÃO FORAM OS TEMAS DA ÚLTIMA NOITE DO FLIPIPA


A última noite do FLIPIPA - Festival de Literatura da Pipa, que aconteceu no sábado (19) foi a mais extensa, com quatro mesas. 

Na primeira, o tema foi telenovela e literatura. A convidada para falar sobre o assunto foi a escritora, roteirista, bacharel em Letras e mestre em Literatura pela USP, Thelma Guedes, que juntamente com Duca Rachid escreveu a telenovela Cordel Encantado, sucesso recente da Rede Globo.  
THELMA GUEDES, MÁRCIA VELTRINI E HEVERTON DE FREITAS



THELMA GUEDES

Para conversar com Thelma estavam presentes, a psicóloga clínica, especialista em Psicologia Analítica (Junguiana), Márcia C. Veltrini e o jornalista Heverton de Freitas.

A autora de Cordel Encantado, falou de todo o processo de criação da novela, desde a sinopse até a exibição na telinha, passando pela escolha de músicas e figurinos e atores. Ainda fez questão de desmentir as tão propaladas imposições a que a Rede Globo submete seus contratados, não os deixando trabalhar à vontade.

CARLITO AZEVEDO E ANA DE SANTANA

CARLITO AZEVEDO

A poesia foi o tema central das duas mesas subsequentes. A primeira mesa “Poesia: modo de sentir” trouxe ao palco do Flipipa o poeta, crítico, tradutor e editor carioca, Carlito Azevedo, que na companhia da poeta Ana de Santana, mestra e doutora da UFRN, professora e pesquisadora do IFESP e UNP discutiram a respeito da poesia do convidado. Carlito, além de falar sobre seu trabalho, também recitou alguns de seus poemas de maneira bastante peculiar, num ritmo célere, que o deixava quase sem fôlego ao final de cada récita.

EUCANAÃ FERRAZ E JOÃO BATISTA DE MORAIS NETO 
EUCANAÃ FERRAZ
Na segunda mesa o bate-papo foi entre o poeta e professor da UFRJ, Eucanaã Ferraz e o também, poeta e professor do IFRN e UFRN, João Batista de Morais Neto, conhecido como João da Rua. Ferraz, muito tranquilo e bastante extrovertido tomou conta da cena. Expôs seu trabalho brilhantemente, recitou alguns de seus poemas e ainda, chamou a atenção para o trabalho da escritora polonesa Wisława Szymborska, a quem teceu grandes elogios.

RUBENS FIGUEIREDO E CARLOS FIALHO
RUBENS FIGUEIREDO
Os trabalhos na Tenda dos Autores, não poderiam ter sido encerrados tão maravilhosamente. O convidado foi o vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2011, com a obra “Passageiro do Fim do Dia”, o professor de português, tradutor e escritor Rubens Figueiredo, que foi “entrevistado” pelo escritor Carlos Fialho. Apesar da timidez, Rubens respondeu às perguntas do seu interlocutor de maneira inteligente e objetiva. O que chamou atenção em Rubens foi o amor à sua outra profissão, professor. Nos dias de hoje em que poucos querem exercer tal profissão e muitos que a exercem fazem questão de escondê-la. 

EURÍDICE E RUBENS FIGUEIREDO

Na tenda dos autógrafos, em conversa com Eurídice, relatou: “Vou ser professor até ficar bem velhinho, não vou deixar nunca.”


DÁCIO GALVÃO
Enfim, acabou mais um FLIPIPA, foi excelente, Dácio Galvão e seus colaboradores estão de parabéns. O Festival está consolidado, já faz parte do calendário dos grandes eventos do Estado, agora só resta esperar até o próximo ano.

FOTOS: VALDECI DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário