Pages

terça-feira, 8 de maio de 2012

DIA DO ARTISTA PLÁSTICO


Para homenagear a todos os artistas plásticos no seu dia, apresentamos o vídeo, Guerra e Paz, sobre a grandiosa obra do artista plástico Cândido Portinari (1903 – 1962), restaurada no primeiro semestre de 2011. 

O dia do artista plástico é comemorado em 8 de maio.
A data é uma homenagem a um artista de nome José Ferraz de Almeida Júnior, que nasceu no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, no interior de São Paulo.






Não conheço nenhuma grande Arte que não
esteja intimamente ligada ao povo.

Portinari, 1947




Quem foi 
Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.
Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos.
No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.
Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade.
No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.
Características principais de suas obras:
- Retratou questões sociais do Brasil;
- Utilizou alguns elementos artísticos da arte moderna europeia;
- Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos;
- Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.
Relação das principais obras de Portinari:
- Meio ambiente
- Colhedores de café
- Mestiço
- Favelas
- O Lavrador de Café
- O sapateiro de Brodósqui
- Meninos e piões
- Lavadeiras
- Grupos de meninas brincando
- Menino com carneiro
- Cena rural
- A primeira missa no Brasil
- São Francisco de Assis
- Os Retirantes
                 TRANSCRITO:  http://www.suapesquisa.com/biografias/portinari.htm
Guerra e Paz, documentário sobre os painéis doados a ONU em 1956, Candido Portinari, UN NY, Carla Camurati, Laís Bar, Ana Paula Carvalho, Léo Avila, Stefan Hess, Projeto Portinari, Theatro Municipal Rio de Janeiro, 2011, Pres Luiz Inacio Lula da Silva, voz Fernanda Montenegro, arquivos cedidos por Silvio Tendler, Cedoc TV Globo, Arquivo Nacional, Gettyimages, Projeto Portinari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário