Pages

quinta-feira, 31 de maio de 2012

MORRE O MÚSICO E COMPOSITOR NELSON JACOBINA


Faleceu hoje (31/05), o cantor e compositor Nelson Jacobina, companheiro inseparável de Jorge Mautner.  Jacobina lutava contra um câncer havia 15 anos, o óbito ocorreu às 6h45 no Hospital Pró-Cardíco em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Parceiro de Jorge Mautner desde os anos 1970 compuseram juntos pérolas com Maracatu Atômico, Lágrimas Negras e Samba-Jambo. Nelson integrava desde 2000 a banda Orquestra Imperial na qual trabalhava com músicos da nova geração da MPB como Nina Becker, Kassin, Moreno Veloso e Thalma de Freitas.

Abaixo uma pequena homenagem a esse extraordinário músico, mas pouco valorizado. O vídeo, infelizmente, tem alguns probleminhas, mas dá para ter uma noção do grande músico e compositor, que foi NELSON JACOBINA.

As fotos foram tiradas durante a apresentação de Jorge Mautner e Nelson Jacobina, no Teatro de Cultura Popular em Natal, na comemoração do dia da Poesia.

 










Para saber mais...

Biografia e carreira

Foi um dos parceiros mais frequentes e profícuos de Jorge Mautner. Na década de 1970, integrou a Banda Atômica, com Mautner, Vinicius Cantuária e Arnaldo Brandão. Desde aquela época, vinha se apresentando frequentemente nos shows e gravações de Mautner, com quem compôs vários sucessos, como "Maracatu Atômico", gravado por Gilberto Gil[1], e "Lágrimas Negras", por Gal Costa.
No final da década de 1980, lançou o álbum Árvore da Vida, com Mautner. Ainda em parceria com Mautner, participou dos songbooks de Gilberto Gil ("Andar com Fé") e Dorival Caymmi ("Balaio Grande").
Suas composições foram gravadas por Gal Costa, Leo Gandelman, Gilberto Gil, Milton Banana, Chico Science e Nação Zumbi, Amelinha, César Camargo Mariano e, claro, Jorge Mautner.
A Orquestra Imperial tem acompanhado várias revelações da MPB, como Moreno Veloso, Nina Becker, Thalma de Freitas e Kassin. Um mês antes de Jacobina morrer, a banda havia terminado a gravação do segundo álbum de estúdio.

TRANSCRITO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Jacobina


























Nenhum comentário:

Postar um comentário