Pages

quarta-feira, 23 de maio de 2012

HOMENAGEM AO CRIADOR DO SINTETIZADOR MOOG


Hoje homenageamos os 78 anos de nascimento do criador do sintetizador moog, Robert Moog. Robert foi músico, inventor e engenheiro. Faleceu em 21 de agosto de 2005.
O instrumento é considerado a alma do rock progressivo.
 

História

O primeiro Moog era monofônico (o que impossibilitava a criação de acordes) e precisava ser afinado constantemente, pois era analógico. Criou a empresa Moog Music Inc., na qual foram produzidos os sintetizadores utilizados por artistas como Wendy Carlos (na trilha sonora de Laranja Mecânica) e pelo grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer, pelo tecladista Keith Emerson. Lançou posteriormente o Minimoog, o mais vendido da empresa em todos os tempos. Inventou o Moog Taurus, um sintetizador para ser tocado com os pés, para ser utilizado como um contrabaixo, o Vocoder (ligado a um microfone, permitia alteração na voz), o Polymoog, de 1976, polifônico e que vinha com sons gravados de fábrica, e o Moog Liberation, teclado que permitia ser colocado no usuário como uma guitarra, além do Memorymoog, que permitia a gravação de sons pelo tecladista.

TRANSCRITO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Moog

Abaixo o vídeo mostra um solo de Keith Emerson, da banda Emerson, Lake e Palmer, um dos maiores tecladistas do progressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário