Pages

terça-feira, 13 de julho de 2010

HOJE É O DIA MUNDIAL DO ROCK

Quando surgiu o rock n'roll?
O que é exatamente o rock?
Quem é o pai do rock?

Todas estas perguntas são difíceis de responder, dada a quantidade de influências que cercam a história do rock. Mistura de música da elite com a música do povo, música de preto misturada com música de branco, uma salada de estilos definiu como rock n'roll aquela música agitada que embalou tantos jovens na década de 50 e até hoje possui seguidores fiéis - desde os admiradores do rock antigo, como os fãs de suas mais diversas variações e ramificações: o progressivo, o heavy metal, o punk rock, o hard rock, e por aí vai.
A imagem de rebeldia associada ao rock não é gratuita. Quando o estilo despontou, no início da década de 50, o mundo se deparava com a alegria do final da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coréia. As pessoas queriam comemorar, principalmente nos Estados Unidos, que despontava como grande potência mundial.
Por outro lado, havia a pressão da Guerra Fria e a idéia de que, com o anúncio da explosão de bombas atômicas pela então União Soviética, era possível o "fim do mundo" a qualquer momento. Assim, aproveitar cada momento como se fosse o último era a ordem do dia. Daí para a idéia de rebeldia era um passo: para curtir a vida a qualquer preço, havia o prazer da transgressão, o fascínio pelas motos e pela alta velocidade, as festas intermináveis.

Bill Haley and his Comets, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Fats Domino, Little Richard, The Beatles, Elvis Presley, entre outros, foram os primeiros nomes a arrastar multidões que ansiavam por um estilo de música jovem, moderna e dançante.
No Brasil, a cantora Nora Ney - da fase áurea do rádio e conhecida como "rainha da fossa" - foi quem curiosamente cantou o primeiro rock em português. Mas o fenômeno do rock mesmo só começou com os irmão Tony e Celly Campelo. Depois, era a vez da Jovem Guarda, de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia, inspirados nos Beatles, os meninos de Liverpool.
Na década de 70, destacou-se Raul Seixas; nos dez anos seguintes, foi a vez do boom do rock nacional com Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Barão Vermelho, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Titãs e Paralamas do Sucesso. Na música solo, destaque para Cazuza, Marina Lima, Lulu Santos, Rita Lee, Lobão, entre outros.

Transcrito do site: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/rock/historia.html

OPINIÃO:

Com relação à década de 70 no Brasil, exposta acima, creio que faltou mencionar as grandes bandas do rock brasileiro naquela década e que eu curti intensamente. Na verdade, foram essas bandas que abriram o caminho para o que se convencionou chamar de “boom do rock brazuca” na década seguinte. Dentre as que me lembro, são elas: Os Mutantes, O Terço, Vímana, Ave Sangria, Veludo, Bixo da Seda, A Bolha, Casa das Máquinas, Made in Brazil, Módulo 1000, Moto Perpétuo, O Peso, Patrulha do Espaço, Recordando o Vale da Maçã, Secos e Molhados, Som Imaginário, Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio, Bacamarte, Barca do sol.
Para mim, o DIA MUNDIAL DO ROCK deveria ser comemorado em 15 DE AGOSTO, primeiro dia do maior Festival de Música de todos os tempos, “WOODSTOCK”, em 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário