Pages

sexta-feira, 23 de julho de 2010

SERÁ QUE ESTAMOS PERDIDOS?

OPINIÃO

Renniê Alexandre

Fiquei maravilhado com o texto que li neste FANTÁSTICO BLOG, que a cada postagem nos trazem coisas altamente culturais e informações valiosas para quem busca ou aprecia uma boa leitura. O texto em questão é do mestre Ariano Suassuna (Deixo claro que nem tudo que o mesmo defende ou critica estou de pleno acordo). Mas, apoiar e concordar com tudo que foi escrito neste texto é pouco para quem tem noção do que estão fazendo com a música brasileira, aos poucos, estamos vendo a destruição de diversos estilos e culturas, simplesmente ninguém tem noção do que estão levando para casa ou “curtindo” nas festas populares. Hoje, podemos ver a degradação das letras, o apelo à prostituição, desvalorização da MULHER, apologia ao álcool. Será que isto vai parar por ai? Ou ainda vai piorar? O que todos os dias estamos vendo nos noticiários é a VIOLÊNCIA contra MULHERES (Agressões / Assassinatos) e ainda temos que ouvir (INVOLUNTARIAMENTE) letras que remetem a tudo isto. Mas, o que nos deixa é uma interrogação bem grande em nossas cabeças, será que elas estão gostando? Pois como o texto relata no inicio, com uma frase quase que CLÁSSICA “Tem rapariga aí? Se tem levante a mão! '. A maioria, moças, levanta a mão.” Você já imaginou isto em sua casa? Sua filha escutando esta FANTÁSTICA frase e levantando os bracinhos... O que você como pai vai sentir? Infelizmente é o que a maioria leva para casa, LIXO CULTURAL para os filhos.

Simplesmente é fácil dizer que a música nordestina é o FORRÓ, para ser da terra tem que ouvir coisas da terra. Isto é algo IDIOTA de se falar. Primeiro quem é da terra é BATATA, MACAXEIRA e por ai vai, e para ser um bom nordestino não precisa estar andando em um lombo de um cavalo ou puxando boi em vaquejadas. O nordeste tem diversas culturas que estão sendo esquecida, a própria vaquejada deixou de ser uma manifestação de vaqueiros para se transformar em projeção para IMBÉCIES MUSICAIS. O texto também foi sábio em deixar claro que isto é uma indústria, uma máquina de fazer dinheiro, mas para poucos. Existem músicos, dançarinos e produção que dependem desta forma para sobreviver. Eu desafio a quem quiser fazer uma pesquisa, assim, descobrir que uma grande parte dos músicos não gostaria de estar tocando aquele ou este tipo de música.

Será que alguém sabe que FORRÓ completou 40 anos? Será que foi comemorado com quem realmente sabe fazer um verdadeiro FORRÓ?

Acho que nunca é tarde para mudanças... Mas, a cada dia as coisas não estão fáceis para o âmbito cultural. Isto também vem acontecendo em todo o segmento: Música, teatro, dança, cinema, literatura e exposições. Simplesmente falta apoio em geral pelos órgãos competentes.

Reflitam: Qual herança cultural você está deixando para seus filhos?

Renniê Alexandre

Amigo, grato pela participação, é muito importante essa interação. Este espaço está aberto a todos que queiram expressar sua opinião sobre assuntos relacionados à Cultura  e a Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário