Atenção amantes da literatura vem aí o II FliPipa (Festival Literário de Pipa), uma rara oportunidade para quem vive fora do eixo Rio-São Paulo para ouvir, ver, discutir, enfim interagir com alguns dos maiores nomes da literatura nacional e internacional. Leia matéria abaixo.
A segunda edição do Festival Literário da Pipa- FliPipa promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais da Educação e Cultura (SEEC), do Turismo (Setur) do Trabalho e Assistência Social (Sethas) em parceria com a Fundação Hélio Galvão e Projeto Nação Potiguar já tem programação definida e ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na praia de Pipa, no litoral sul do Estado. O evento deve reunir alguns dos maiores autores de língua portuguesa, além de estudiosos, educadores, pesquisadores e intelectuais, jornalistas e artistas norte-rio-grandenses e o grande público.
Esta segunda edição apresentará uma maior diversidade de temas e envolvimento da comunidade, consolidando-se como importante ação cultural do Estado. Para garantir o alto nível dos debates e a intensa participação do público, já estão confirmados alguns dos maiores autores da literatura contemporânea: João Gilberto Noll, João Ubaldo Ribeiro, Geraldo Carneiro, o escritor Moçambicano Mia Couto, Frederico Pernambucano de Mello, Daniel Galera, Raimundo Carrero e Laurentino Gomes, além do escritor, jornalista e tradutor Daniel Galera, que realizará Oficina Literária, durante os três dias de Festival.
Segundo ressaltou o próprio ministrante, a oficina será focada no gênero conto, com ênfase nos seguintes tópicos: diferença entre autor e narrador, tipos de narrador, construção de personagem, estrutura e tempo da narrativa.
Pipinha Literária
A Pipinha Literária também está na pauta do FliPipa com várias ações para envolver a comunidade escolar em oficinas pedagógicas da SEEC e parceiros, totalmente conectadas com a literatura. Serão três dias onde estudantes e professores participarão de debates literários, oficinas de literatura, vivências teatrais e audiovisuais envolvendo ONGs, escolas e entidades educacionais de Tibau do Sul e cidades vizinhas.
De acordo com a coordenadora do Pipinha Literária, Maria Lúcia de Fátima Dias, a estimativa de participação será de 20 mil alunos e mais de 600 professores do município de Tibau do Sul, Canguaretama, Vila Flor, Nísia Floresta, Barra de Cunhaú, Goianinha, Ares, Várzea.
Entre algumas ações da Secretaria Estadual de Educação e Cultura no II Festival Literário da Pipa, está programada a Mostra de Cinema, nos turnos da manhã e tarde, durante os três dias. Haverá exibições e debates sobre o conteúdo de filmes nacionais de curta metragem nos gêneros de animação, documentário e ficção. A mostra também exibirá produções audiovisuais potiguares realizadas por alunos e professores vinculados aos Projetos Cinema na Escola e a RPTV - Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural. Os filmes são baseados em obras literárias ou abordarão experiências de incentivo à leitura, realizadas por escolas públicas e ONGs. A Mostra de Cinema terá coordenação do Centro de Documentação e Comunicação Popular, através dos educadores Paulo Soares de Brito, Raimundo Melo e Zelda Simplício.
A SEEC também vai realizar uma série de quatro programas com reportagens realizadas nas escolas públicas de Tibau do Sul, sobre atividades de incentivo à leitura. Para este trabalho, participarão Paulo Soares de Brito, Raimundo Melo e Elizama Cardoso, além dos jovens da equipe da RPTV, Lázaro Jordão, Verliano Azevedo, Haylanne Nagila e Diego Epaminondas. A RPTV fará a cobertura das atividades que acontecerão durante a Feira Literária de Pipa e realizará programas de entrevistas com os escritores participantes do evento.
Fonte: Agência RN
TRANSCRITO: http://www.educacao.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/seec/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=22370
Nenhum comentário:
Postar um comentário