Pages

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PROJETO SEIS E MEIA: OS CARIOCAS E ATRAÇÃO LOCAL ANTÔNIO RONALDO


APRESENTA:

OS CARIOCAS (atração nacional)


Grupo vocal formado no Rio de Janeiro em 1942. Os Cariocas fizeram escola na arte de cantar música popular em vocal, misturando polifonia e efeitos rítmicos.
Influenciados por outros grupos vocais como o Bando da Lua, Anjos do Inferno e Quatro Ases e Um Coringa, estrearam no programa de calouros de Renato Murce, na Rádio Mundial, onde, na segunda tentativa, foram campeões.
Se apresentaram ao então diretor da Rádio Nacional, Radamés Gnattali, e foram contratados em 1946 para participar do programa Um Milhão de Melodias. Ficaram na Rádio Nacional por 20 anos.
Ismael Neto, um de seus fundadores (ao lado de Severino Filho, Salvador e Tarquínio), passou a compor nos anos 50, produzindo sucessos como "Valsa de uma Cidade", com Antônio Maria. Foi o principal arranjador do grupo até sua morte prematura, aos 30 anos, quando os arranjos passaram a ser assinados, em sua maioria, por Severino Filho, seu irmão.
Os Cariocas foram muito populares com o repertório de bossa nova, inovando na maneira de interpretar o estilo.
Em 1997 foi lançado o CD "A Bossa Brasileira", indicado para o prêmio Sharp. No ano seguinte o grupo fez shows em Miami ao lado de Leny Andrade, Wanda Sá e Roberto Menescal, e ainda em 1999 participou em uma faixa do CD "Crooner", de Milton Nascimento.
Em 2001 lançaram o cd "Os Clássicos Cariocas", muito bem recebido pelo público e pela crítica, vencedor do prêmio Caras na categoria grupo de MPB.
Em 2002 o conjunto esteve no Japão (Tókio) e nos EUA (Washington, Filadélfia e Nova York) lançando o Cd - "oscariocas.com.bossa", indicado para o prêmio Tim.
Em 2003 em show realizado em Montevideo, Uruguai, foram convidados pelo maestro Frederico da Orquestra Filarmônica de Montevideo para retornar a cidade para realização de show com a Orquestra.
Em 2004 foram convidados a participar dos festejos do dia da Independência na Embaixada do Brasil em Asuncion, Paraguai.

 


Severino Filho - arranjos, 1ª voz e piano;
Hernane Castro - 2ª voz e bateria;
Neil Teixeira - 3ª voz e contrabaixo;
Elói Vicente - 4ª voz e violão.



ANTÔNIO RONALDO & CONVIDADOS (atração local)

ANTÔNIO RONALDO

Nasceu em Mossoró/Rn, aos 08.05.57. Poeta, músico, compositor, reside em Natal desde a adolescência. Já participou de vários espetáculos teatrais e festivais de música. Em 1981, participou da antologia Grande Ponto, do Laboratório de Criatividade (UFRN). Foi colaborador de diversos tablóides que circularam na década de 80, como Delírio Urbano e Hotel das Estrelas. Sua primeira publicação foi em parceria com Adriano de Sousa , a saber, “Usura Colonial – Do Incesto Histórico entre Nós e Eles”, de 1980; Em 1982 lançou o seu primeiro individual, chamado “Matéria Plástica” e em 1985, foi a vez de “Amante Ladino”. Lançou em maio de 2000, pela Timbre Editorial, o livro de poesias “Badulaques, Bombons/Stars Afins/Certas Canções Insertas” e em 2003, pela Editora Sebo Vermelho, através da Coleção João Nicodemos de Lima, o livro “Jeans Avariado”. Participou ainda das antologias “Poesia Circular- Literatura do RN” (1995) e “Geração Alternativa – Antilogia Poética” (1997); Em . Tem músicas gravadas por Cida Lobo (Blues da Neblina, Garanto, Camisa de Força e Oráculo), Leão Neto (Trate-me), Geraldo Carvalho (Lugarejos) e Manassés Campos (No seu abraço). Bacharel em Direito, Licenciado em Filosofia, Especialista em Epistemologia e Mestre em Educação (UFRN). Sua obra literária tem maior visibilidade do que a musical, esta ainda carecendo dos merecidos registros, considerando-se que o compositor Antonio Ronaldo tem mais de duzentas canções inéditas, boa parte delas elaboradas em parceria com poetas e músicos locais, nacionais e universais, que merecem alçar difusão, para conhecimento do público em geral. Trata-se de uma obra absolutamente centrada na interface música-poesia. Vale conferir.


Fonte: http://www.myspace.com/antonronaldo#ixzz118jbh1a2


OS CONVIDADOS DE ANTÔNIO RONALDO:
 
CLARA MENEZES
DONIZETE LIMA
KALLENNE FONSECA
SUELDO SOARES
ROSINHA FONSÊCA
YRANH BARRETO & RODRIGO BICO
 
BANDA:
Guitarra (Jubileu Filho)
Baixo (Cleiton Farnay)
Sax (Chico Bethoven)
Teclado (Paulo Eduardo) Percussão (Erivelton

SERVIÇO:

DATA: 05/10/2010 (terça-feira)
LOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃO
HORÁRIO: 18:30
INGRESSO: INTEIRA R$ 20,00 e ESTUDANTE R$ 10,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário