Pages

segunda-feira, 30 de maio de 2011

BOSSA & JAZZ COM RICARDO SILVEIRA, EDUARDO TAUFIC E LIZ ROSA


O carioca Ricardo Silveira faz parte do seleto grupo de grandes guitarristas brasileiros. Já acompanhou vários cantores e cantoras consagrados. Tem uma carreira solo, nacional e internacional conhecida e admirada. Atualmente toca com João Bosco.

Os guitarristas de Natal e adjacências não devem perder o workshop que irá acontecer sexta-feira (03/06) na Livraria Siciliano, o cara é um virtuose e além de tudo o curso é gratuito.

Veja abaixo um pouca da trajetória musical de Ricardo Silveira e dos dois natalenses que estarão no palco ao lado do guitarrista. O excelente instrumentista Eduardo Taufic e a cantora Liz Rosa.

 
Ricardo Silveira é um músico brasileiro com carreira internacional. Nascido no Rio de Janeiro, sempre soube apreciar boa música e transita com facilidade pelos diversos idiomas musicais. Ainda adolescente, gostava de ouvir desde rock e blues à música brasileira. Logo cedo, descobriu também o jazz. Ainda adolescente, Ricardo se interessou pela guitarra e pelo violão. Costumava tirar as melodias das músicas que ouvia, primeiro só numa corda e depois tentando descobrir os acordes, tendo descoberto mais tarde ser este um ótimo exercício para o ouvido e para conhecer o braço do instrumento. Recomendado pelo trompetista Cláudio Roditi, Silveira foi convidado para integrar o grupo do flautista Herbie Mann, com quem excursionou por dois anos pelos Estados Unidos. Nessa época, já morando em Nova York, começou também a trabalhar em estúdio com grandes músicos como Steve Gadd, Richard Tee, Marcus Miller, Michael Brecker, Jason Miles, Naná Vasconcelos, L. Shankar. De volta ao Brasil, após uma turnê com Elis Regina, Ricardo começou a tocar com outros grandes nomes da MPB como Hermeto Paschoal, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Milton Nascimento, entre outros. Hoje Ricardo acompanha o cantor e compositor João Bosco e também assina a direção musical de seu último trabalho “Não vou pro céu, mas já não vivo no chão” que foi indicado ao Grammy Latino 2010 na categoria Melhor álbum MPB.

Eduardo Taufic nasceu em Natal, RN e iniciou seus estudos na música aos 11 anos com o maestro Waldemar Ernesto. Em 1991 se tornou músico profissional. Já participou como diretor musical, arranjador, pianista e tecladista em shows e em mais de 400 cds gravados de artistas locais como: Banda Alphorria, Glorinha Oliveira, Fernando Luiz, entre outros. Tocou com vários artistas de renome nacional como: Núbia Lafaiyett, Elza Soares, Gilliard e no campo da música instrumental tocou com Arthur Maia, Ricardo Silveira, Zé Canuto, entre outros. Assinou trilhas sonoras de espetáculos conceituados como a Paixão de Cristo (todas as edições) e Terra à Vista II. Em 1994 fez turnê européia com vários artistas brasileiros. Ganhou por seis anos consecutivos o troféu “Noite dos Artistas” e recebeu o prêmio de melhor instrumentista em 1995 no “I Festival da Nova Música do Nordeste”. Registrou seu primeiro trabalho autoral no cd “Gestos”, de 2006. Em 2007 lança o segundo álbum intitulado “Dois Corações”, tocando piano rhodes e escaleta. Em 2008 grava seu primeiro DVD. Em 2010 ganhou o prêmio de melhor instrumentista no 1º festival nacional da ARPUB – Associação das Rádios Públicas Brasileiras. Recentemente, excursionou pela Europa. Além da carreira de músico, também é professor de harmonia funcional, piano popular, arranjo e teoria musical.
Liz Rosa apesar da pouca idade, 24 anos, a cantora nascida na cidade de Natal, exibe maturidade musical e interpretações autênticas. A carreira profissional de Liz Rosa começou em meados de 2002, aos 16 anos de idade. No decorrer dos anos a artista participou dos mais importantes projetos locais e colecionou boas críticas nos jornais potiguares. Sempre ativa no trabalho de pesquisa de repertório, Liz realizou diversos espetáculos, tais como: A obra de Paulinho da Viola; Tributo à Bossa Nova; A MPB no cinema nacional, show este que também foi exibido no SESC durante as comemorações do Festival de Cinema de Natal; e por último o especial "O futebol e a MPB", apresentado inúmeras vezes no decorrer da Copa do Mundo de 2006. Em pouco tempo seu talento tomou de assalto a capital do Rio Grande do Norte. Suas apresentações são cada vez mais concorridas, e Liz Rosa tornou-se um nome local da MPB. Buscando novos horizontes, Liz mudou-se para o Rio de Janeiro e começou uma nova fase em sua carreira, encantando os cariocas com seu talento e carisma. Liz Rosa está em fase de pré-produção de seu primeiro CD. Com pegada jazzística, sem se esquecer das raízes brasileiras, o álbum fará um passeio musical que terá a agradável companhia da belíssima voz dessa pequena notável potiguar!

http://www.festbossajazz.com.br/convida

SERVIÇO:
Ricardo Silveira e Eduardo Taufic trio, participação Liz Rosa
Local: Praça de Mirassol
Data: dia 03 de junho de 2011
 

Horário: 20h
Workshop de guitarra com Ricardo Silveira
Local: Livraria Siciliano do Midway Mall
Data: Sexta-feira, 03 de junho, a partir das 15h
Inscrições gratuitas a partir do dia 30/05 na livraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário