Para quem pretende ficar em casa hoje à noite assistindo à TV, mas não aguenta mais grande parte da programação da nossa televisão, aí vai uma dica de cinema:
TV BRASIL - 22h - 12 ANOS
LOST ZWEIG
Sinopse: Lost Zweig resgata a história, conhecida por poucos, do escritor austríaco Stefen Zweig. Interpretado pelo alemão Rüdiger Vogler, Zweig nasceu em Viena em 1881, em uma família burguesa de origens judaicas. Após ter seus livros condenados pelo regime nazista, veio morar em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, com sua segunda esposa, Charlotte Altmann, “Lotte” (Ruth Rieser).
Zweig escreveu diversos romances e traduziu para o alemão obras de poetas como Keats, Yeats e Baudelaire. Ele é também o autor de biografias de grandes escritores como Dostoievski, Dickens, Balzac e Tolstoi. No Brasil, ficou famoso pelo livro Brasil, o país do futuro.
O longa do diretor Sylvio Back - que também fez Aleluia Gretchen, já exibido na TV Brasil - mostra a última semana de vida do casal, no carnaval de 1942. Abalado emocionalmente, Zweig convence a mulher a cometer suicídio ao lado dele. O filme revela os motivos que levaram o escritor a tal decisão. Para salvar amigos judeus que estão na Europa, Zweig precisa da colaboração de Getúlio Vargas (Renato Borghi). O presidente exige que o austríaco biografe a vida de brasileiros ilustres. Humanista e pacifista, Zweig se recusa a ter que prestar favores a um ditador.
Lost Zweig é baseado na biografia Morte no Paraíso, do jornalista Alberto Dines, apresentador do Observatório da Imprensa, na TV Brasil. Antes do longa, Sylvio Back já havia realizado sobre o mesmo tema o documentário Zweig: a morte em cena.
Ano: 2003
Gênero: Drama
Duração: 133 min. / cor
Elenco: Rüdiger Vogler, Ruth Rieser, Renato Borghi, Ney Piacentini, Cláudia Neto
Fotografia: Antônio Luís Mendes
Trilha Sonora: Paulo Moura
Roteiro: Sylvio Back e Nicholas O'Neill, baseado no livro de Alberto Dines
Direção: Sylvio Back
Fonte: http://www.tvbrasil.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário