Pages

quinta-feira, 22 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DA TERRA


O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de abril e, a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.
Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que, aproximadamente, 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.
(Trecho transcrito do texto Dia Mundial da Terra, no site: http://www.ambientebrasil.com.br/)


Guerras, poluição do ar, da água, desmatamentos, desastres ecológicos, buracos na camada de ozônio, enfim, inúmeras mazelas afligem o planeta Terra. Ele agoniza. Pede socorro.
O Dia Mundial da Terra é um momento para reflexão.
O que estamos fazendo com nosso planeta?
Como podemos contribuir para amenizar tantos problemas?
Pode parecer piegas, mas não é, estamos vendo todos os dias o que vem ocorrendo com as ações impensadas e irresponsáveis do homem. Espero que não seja tarde demais quando resolvermos tomar uma atitude em prol do nosso planeta.


Terra

(Caetano Veloso)


Quando eu me encontrava preso, na cela de uma cadeia
Foi que eu vi pela primeira vez, as tais fotografias
Em que apareces inteira, porém lá não estava nua
E sim coberta de nuvens
Terra, terra,
Por mais distante o errante navegante


Quem jamais te esqueceria

Ninguém supõe a morena, dentro da estrela azulada
Na vertigem do cinema, mando um abraço pra ti
Pequenina como se eu fosse o saudoso poeta


E fosses a Paraíba
Terra, terra,
Por mais distante o errante navegante

Quem jamais te esqueceria


Eu estou apaixonado, por uma menina terra
Signo de elemento terra, do mar se diz terra à vista
Terra para o pé firmeza, terra para a mão carícia


Outros astros lhe são guia
Terra, terra,
Por mais distante o errante navegante


Quem jamais te esqueceria

Eu sou um leão de fogo, sem ti me consumiria
A mim mesmo eternamente, e de nada valeria
Acontecer de eu ser gente e gente é outra alegria

Diferente das estrelas
Terra, terra,
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria


De onde nem tempo e nem espaço, que a força te de coragem
Pra gente te dar carinho, durante toda a viagem
Que realizas do nada,através do qual carregas


O nome da tua carne

Terra, terra,

Por mais distante o errante navegante


Quem jamais te esqueceria

Na sacadas do sobrado, da eterna são salvador
Há lembranças de donzelas, do tempo do Imperador
Tudo, tudo na Bahia faz a gente querer bem


A Bahia tem um jeito
Terra, terra,
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário