Pages

sábado, 6 de novembro de 2010

CURTA O CURTA: TSUMIKI NO Ie (A casa de pequenos cubos)


O curta que apresento hoje é mais um belo filme japonês. Singelo e tocante, o curta trata de solidão e de rememorações.
O visual expressionista é fantástico. A música suave de Kenji Kondo, embala-nos nessa viajem ao passado do protagonista. Uma grande produção, dirigida com maestria e sensibilidade pelo diretor Kunio Kato.
Sinopse :  
Curtametragem do japonês Kunio Kato, que alcançou popularidade máxima ao vencer o Oscar de melhor curta de animação em 2009. Na época, Kato disputou com curtas de respeito, como o badaldo Presto – da norte-americana Pixar. Para quem não se lembra, o divertido Presto foi exibido no Brasil junto com o também premiado Wall-E. Após vencer o disputado concurso, A Casa de Pequenos Cubos se popularizou na internet, principalmente entre blogs especializados e no site de vídeos youtube.

La Maison en Petits Cubes, eleito o nome internacional do curta em francês, conta a história – sem diálogos – de um senhor com idade já avançada que mora em uma cidade ao nível do mar. Com o passar do tempo, o nível da água vai subindo, e, desta maneira, o idoso tem que erguer ainda mais sua casa, que é levantada tijolo por tijolo. Certo dia, ao fazer a mudança dos móveis para a parte já construída, seu cachimbo favorito escapa da boca e vai parar no fundo da água. A partir daí, decidido a resgatar o cachimbo precioso, o senhor compra uma roupa de mergulho e vai de encontro não só ao cachimbo, mas também à lembranças de sua vida, que se apresentam de forma lenta e nostálgica, como se fosse um grande filme passado em apenas 12 minutos.

Título Original : Tsumiki no Ie
Título Alternativo : A Casa de Pequenos Cubos
Gênero : Drama
Diretor : Kunio Kato
Estúdio : Oh production / Robot
Lançado em : 2008

Fonte: http://asianspace.blogspot.com/2010/11/la-maison-en-petits-cubes-2008.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário