Pages

terça-feira, 16 de novembro de 2010

II FESTIVAL LITERÁRIO DE PIPA – FLIPIPA – PROGRAMAÇÃO COMPLETA


De 18 a 20 de novembro estará acontecendo em Pipa, município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte o II Festival Literário de Pipa - FLIPIPA.
Estarão participando grandes nomes da literatura nacional e internacional, entre eles, Daniel Galera (SP), João Ubaldo Ribeiro (BA), Geraldo Carneiro (MG), Laurentino Gomes (PR), Mia Couto (Moçambique). Do Rio grande do Norte, destacamos as presenças de Tarcísio Gurgel, Moacy Cirne e Clodilde Tavares. O evento reunirá também, jornalistas, pesquisadores, educadores, estudiosos, artistas e obviamente, os amantes da literatura.
Outro destaque do FLIPIPA é o Pipinha Literária, que reunirá a comunidade escolar de vários municípios, em oficinas pedagógicas, debates literários, vivências teatrais e audiovisuais.
O local do festival é um dos mais bonitos do Rio Grande do Norte, conhecido nacional e internacionalmente como um lugar paradisíaco.
Por tudo isso, o festival promete ser um dos maiores eventos literários do nordeste, quiça do Brasil.

Estaremos vivenciando esse momento raro no Estado.

Abaixo a programação completa:

18/NOV (5ª feira)

18h — Tenda Literária

                                            Daniel Galera


 Rafael Coutinho


Mesa 1: Novela Gráfica: A construção linguística e visual
COM: Daniel Galera (SP) e Rafael Coutinho (SP)
MEDIADOR: Alex de Souza (RN) 

Lançada em julho deste ano, a novela gráfica Cachalote já é considerada um dos mais ousados projetos autorais do gênero no Brasil. É uma bem bolada aventura criada pelo escritor Daniel Galera e desenhada, primorosamente, por Rafael Coutinho, que também ajudou na elaboração do argumento. Juntos, debatem sobre a construção da obra, a narrativa e construção visual. O escritor Daniel Galera é autor do premiado “Cordilheira” e “Até o dia em que o cão morreu” — adaptado para o cinema como “O Cão sem Dono” (Beto Brant/Renato Ciasca). Já o ilustrador, roteirista e artista plástico Rafael Coutinho, filho do cartunista Laerte, é considerado um expoente da nova geração de quadrinistas autorais. Como mediador, estará o jornalista potiguar e editor de publicações da Universidade Federal da Paraíba, Alex de Souza, um aficionado pelas HQs.
19h30 — Tenda Literária
Solenidade de Abertura

20h — Tenda Literária
             Mia Couto falará sobre a influência do Brasil na literatura africana

Mesa 2: O Brasil que existe em nós
COM: Mia Couto (Beira, Moçambique)
DEBATEDORA: Conceição Flores (Portugal/RN)

De Gregório de Matos a Jorge Amado, a literatura brasileira tem um papel relevante na gênese da literatura africana, sobretudo entre os autores de língua portuguesa. Para falar sobre a construção de uma identidade literária e suas influências, estará com a palavra um dos mais importantes nomes da literatura africana contemporânea, o escritor moçambicano Mia Couto. Autor dos romances "Terra Sonâmbula", ‘O Último vôo do Flamingo”, ele é o mais traduzido entre os escritores do seu país e já teve várias obras adaptadas para o cinema e o teatro — uma de suas paixões. Como interlocutora, a professora doutora em Literatura Portuguesa da Universidade Potiguar — UnP — Conceição Flores, que integrou o júri do Prêmio Portugal Telecom 2010. Conceição também tem orientado trabalhos acadêmicos voltados para a obra do escritor.

21h30 — Tenda Literária

                                                   Laurentino Gomes

 Mesa 3: 1822: Uma nova perspectiva da criação do Brasil
COM: Laurentino Gomes (PR)
DEBATEDOR: Raimundo Pereira Arrais (PE/RN)

Com o livro 1808, sobre a fuga da família real portuguesa para o Brasil, o escritor e jornalista Laurentino Gomes transformou uma pesquisa histórica em best seller e com ele ganhou o Prêmio Jabuti, em duas categorias: Livro-reportagem e livro do ano de não-ficção. Agora, o autor chega com o surpreendente '1822, como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram a D. Pedro a criar o Brasil - Um país que tinha tudo para dar errado’. Nele, Laurentino debruça-se sobre a saga de Dom Pedro I no processo de independência do Brasil com uma narrativa que aproxima cada vez mais o leitor da sua própria herança histórica. Para mediar a conversa está o historiador pernambucano Raimundo Arrais, que exerce a função de professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRN e atua nos domínios da História urbana, enfocando os temas cidade, cultura urbana nos séculos XIX e XX.

19/NOV (6ª feira)

17h30 – Tenda Literária
                                                   Tarcísio Gurgel

                                                Nivaldete Ferreira

Mesa 4: “O Sisudo e a Melindrosa: tradição e modernidade em Gizinha, de Polycarpo Feitosa
COM: Tarcísio Gurgel (RN)
MEDIADORA: Nivaldete Ferreira (PB/RN)

Ficcionista e político potiguar, Antônio José de Melo Souza ficou conhecido na intelectualidade pelo pseudônimo Polycarpo Feitosa. Foi escritor, jornalista, poeta, historiador, contista e romancista. Entre os seus livros estão "Flor do Sertão" (1928), “Os moluscos” (1938) e o mais famoso deles "Gizinha" (1930, reeditado pela Fundação José Augusto em 1965). As minúcias da obra deste escritor potiguar — que escrevia sobre os costumes, era culto, moderno e leitor de revistas literárias francesas — serão debatidas pelo escritor e estudioso da obra de Polycarpo, professor da UFRN, Tarcísio Gurgel. Como mediadora a professora, poeta e escritora Nivaldete Ferreira, autora de “Sertania”, “Trapézio e outros movimentos”, “Psilinha cosmo de caramelo”.

19h30 — Tenda Literária

                                                     Marçal Aquino

                                                      Pablo Capistrano


Mesa 5: Do roteiro ao romance
COM: Marçal Aquino
DEBATEDOR: Pablo Capistrano

Melhor contista brasileiro a surgir depois da geração de Sérgio Sant’Anna, o escritor Marçal Aquino, de 52 anos, é capaz de falar sobre matadores e amor ao mesmo tempo. Autor versátil, escreve ficção adulta e juvenil, faz roteiros para o cinema e televisão. Publicou os volumes de contos “O amor e outros objetos pontiagudos”, “Faroestes e Famílias terrivelmente felizes” (antologia), além das novelas "O invasor" e "Cabeça a prêmio", ambas levadas para o cinema. Atuou como roteirista dos filmes "Os matadores", "Ação entre amigos, O invasor e Nina, e ainda adaptou O Cheiro do Ralo e e série de TV Força Tarefa. Recebeu diversos prêmios por seu trabalho literário, como o primeiro lugar na categoria conto da 5ª Bienal Nestlé de Literatura (1991) e o Prêmio Jabuti (2000), tendo atuado como consultor no IV Laboratório de Roteiros Sundance/RioFilme, a convite do Sundance Institute, dos E.U.A., em 2002. Começou a carreira como repórter policial, em jornais como O Estado de S. Paulo e A Tarde. Pablo Capistrano, 36 anos, é jornalista, professor universitário e escritor. É também formado em Filosofia e Direito, com mestrado em Metafísica pela UFRN. Como autor, lançou "Simples Filosofia” (editora Rocco), “Pequenas Catástrofes” (2ª edição), “Domingos no mundo” (poesia).

21h — Tenda Literária

         Frederico Pernambucano de Mello e Honório de Medeiros (foto abaixo)


                                              Clotilde Tavares

Mesa 6: Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço
COM: Frederico Pernambucano de Mello (PE) e Honório de Medeiros (RN)
MEDIADORA: Clotilde Tavares (PB)

Considerado o autor de maior referência nos estudos sobre o cangaço, o historiador e escritor Frederico Pernambucano de Mello mergulha no universo estético, comportamental e mitológico do cangaço e de seu mais importante protagonista, Lampião. Nesta costura iconográfica, abordará o tema "Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço” (Editora Escrituras), título de sua mais recente obra, provida de um rico acervo de imagens do cangaço. Pernambucano é autor também de “Guerreiros do Sol”, “Guerra total de Canudos” e “Tragédia dos Blindados”. Para debater estará o professor de Filosofia do Direito, Ex-Procurador Geral do Município de Natal e ex-Secretário de Estado, Honório de Medeiros, um pensador e autor das Ciências Jurídicas, mas também um dedicado e obstinado pesquisador do cangaceirismo. Nesta área ele escreveu, entre outros, o livro “Massilon - Nas veredas do Cangaço e outros temas afins", sobre um intrigante cangaceiro do bando de Lampião. A mediadora será a escritora Clotilde Tavares, dramaturga, médica aposentada e estudiosa da cultura popular, também é autora de “Coração Parahybano”, “Bilhete Suicida”, “A Botija” e “A Magia do Cotidiano”.

20/NOV (Sábado)

17h30 — Tenda Literária

                                                      Dirceu Simabucuru
                                                    Laurita Arruda

                                                      Yuno Silva


                                             Carito (Carlos Cavalcanti)

Mesa 7: Jornalismo e cultura nas redes sociais: experiências
COM: Dirceu Simabucuru, Laurita Arruda, Yuno Silva e Carito
MEDIADORA: Margot Ferreira

Através de relato de experiências dos convidados, o debate aponta como o jornalismo de informação e a cultura encontraram nas novas mídias um meio não só de difusão, mas de interação com o leitor e o espectador. Essas histórias serão contadas por Dirceu Simabucuru, que é superintendente da Intertv Cabugi; a jornalista Laurita Arruda (blog Território Livre); o jornalista, produtor cultural e ativista ambiental Yuno Silva; e o músico e poeta Carito (Carlos Cavalcanti)


18h30 — Tenda Literária


                                                         Durval Muniz


                                                     Moacy Cirne
                                                     Vânia Gicco

Mesa 8: Luis da Câmara Cascudo: por uma fortuna crítica preservada
COM: Durval Muniz (PE), Moacy Cirne (RN) e Vânia Gicco (RN)
MEDIADOR: Carlos Magno Araújo

A polêmica reedição do Dicionário do Folclore Brasileiro motiva este debate sobre a obra da nossa principal referência intelectual, e o eminente desvirtuamento de seu legado crítico. O tema será abordado pelos três autores: o historiador e escritor Durval Muniz, autor de 'A invenção do nordeste e outras Artes”, que atua nas áreas de Teoria e Filosofia da História e biografia histórica. Moacy Cirne, artista-visual e professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, possui mais de dez livros lançados sobre poesia e estética dos quadrinhos. Sobre a abordagem deste debate, lançou recentemente “Dicionário do Folclore Brasileiro: uma edição desfigurada”. Vânia Gicco é professora universitária, sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e biógrafa de Luís da Câmara Cascudo.


20h00 — Tenda Literária


                          A escritura de João Gilberto Noll, por ele mesmo

Mesa 9 :A literatura de Noll em tempos de pós-modernidade
COM: João Gilberto Noll (RS) e Ilza Matias Sousa (RN)
MEDIADOR: João da Mata Costa (RN)

Uma busca por possibilidades insondáveis através de um estilo. A eterna vocação para narrativas em que personagens vagam por um mundo onde não se ajustam. Assim é a escritura do gaúcho João Gilberto Noll. Ficcionista brasileiro premiado, autor pós-moderno, a carreira de Noll conta com obras fundamentais como ‘Acenos e afagos’ (2º lugar no Prêmio Portugal Telecom), ‘O cego e a dançarina’, ‘Hotel Atlântico”, ‘A Fúria do corpo’, ‘Bandoleiros’, ‘A céu aberto’, ‘A máquina do ser’, ‘Mínimo múltiplo comum’, ‘Harmada’, entre outros. Com romances e contos, Noll recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti em cinco ocasiões — em 1981, 1994, 1997, 2004 e 2005. O mais recente livro, “Anjos das Ondas”, aborda mais uma vez, agora sob o universo juvenil, a conflituosa busca pela identidade. Para interagir com o autor, estará a professora titular do Departamento de Letras da UFRN, com pós-doutorado em Letras pela PUC-MG, Ilza Matias Sousa, estudiosa da obra de Noll. O mediador João da Mata Costa é professor universitário desde 1977. Doutor em Física/Astronomia com mais de uma dezena de trabalhos científicos publicados no Brasil e Exterior. Idealizador e curador de vários eventos na UFRN, tais como o Quixote com Rosas, Dia de Camões e Esguio Propósito em homenagem a Portinari. Também é Cinéfilo e estudioso sobre Quixote, Camões e da cultura popular. É colunista do blog Substantivo Plural, onde participa desde o seu início há quase quatro anos.

21h30 — Tenda Literária
                                      João Ubaldo Ribeiro

                                            Geraldo Carneiro
                                             Woden Madruga


Mesa 10 : "Vida de escritor"
COM: João Ubaldo Ribeiro (BA) e Geraldo Carneiro (MG)
DEBATEDOR: Woden Madruga (RN)

Passaram-se mais de duas décadas desde que o poeta, roteirista e compositor Geraldo Carneiro e o romancista João Ubaldo Ribeiro resolveram cimentar uma parceria de escrita e amizade. Foi no início dos anos 1990, quando Carneiro foi incumbido de adaptar para a TV o romance "O sorriso do lagarto", de João Ubaldo. Neste encontro em solo potiguar, falarão sobre suas experiências literárias e parcerias, além dos novos livros. Ubaldo é autor de ‘Viva o Povo Brasileiro’, ‘A Casa dos budas ditosos e ‘O Sorriso do Lagarto’, sendo o último livro “O Albatroz Azul”. Geraldo Carneiro, que em 2009 investiu no poema para crianças em “Como um cometa”, é autor de mais de uma dezena de livros, entre eles “Verão Vagabundo”, “Balada do Impostor”, “Por Mares nunca dantes”, além de roteiros que entraram para a história da TV e cinema como “Eternamente Pagu” e “Você Decide”, além de parcerias musicais de Wagner Tiso a Astor Piazzola. A conversa será mediada pelo jornalista, cronista Woden Madruga, amigo de Ubaldo e leitor de ambos.

AÇÕES PARALELAS

Dias 18, 19 e 20/11

Sarau da Book Shop/Biblioteca Comunitária da Pipa: Recitais poéticos abertos à versos e prosas. Curadoria de Cíntia Junqueira
14h30 às 16h30 - Escola Municipal Domitila Castelo


Oficina literária: Conto
Com: Escritor Daniel Galera
Coordenação: Carlos de Souza

O escritor, jornalista e tradutor Daniel Galera é o convidado desta edição para realizar a oficina literária durante os três dias de Festival. Será focada no gênero conto, com ênfase nos seguintes tópicos: diferença entre autor e narrador, tipos de narrador, construção de personagem, estrutura e tempo da narrativa, subtexto e clímax. Os autores trabalhados serão Anton Tchekhov, Sérgio Sant'Anna, Luiz Vilela, Daniel Pellizzari, Paulo Scott. Nos dois primeiros encontros haverá exposição de conteúdo com exercícios de escrita em aula, e o encontro final será um mini-seminário para leitura e discussão de contos produzidos pelos participantes.

18h — Estande da Cooperativa Cultural da UFRN

Exposição de Poesia visual: Poema processo, arte, sob a curadoria do artista Jota Medeiros. Lançamentos de livros e sessões de autógrafo
18h — Estande da Livraria Siciliano

Lançamentos de livros, noite de autógrafos e encontro com escritores.

18h — Estande do Sebo Vermelho

Lançamentos da editora Sebo Vermelho, bate-papo com autores e venda de livros

Dia 19/11

15h — Rua principal

Caminhada literária: Recitais, leitura de textos e performances pontuam a caminhada, aberta ao público, com saída da tenda literária, ruas principais da Pipa indo até o Spa da Alma.

Coordenação: Fernanda Bauernan e Ana Brito



Presidente da Fundação Hélio Galvão: José Arno Galvão
Curadoria Geral: Dácio Galvão — Sede: Fundação Hélio Galvão
Av. Campos Sales, 930 – Tirol. Natal - RN, 59020-300/ 84 3222-2648
Produção executiva: Candinha Bezerra (Scriptorin) 9919-9518
Assessora Técnica: Valda Bezerra
E-mail: astecvalda@digizap.com.br
Fones: 3217 6681 / 3217 9155 / 94191219

Assessoria de imprensa: Fato Novo Comunicação —
Dionísio Outeda (84 9974-3839)/ Cinthia Lopes (84 9635-4674).
fatonovo@supercabo.com.br
dionisioouteda@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário