Pages

domingo, 7 de novembro de 2010

DICA DE FILME NA TV: GARAGE OLIMPO


O filme retrata a vida dupla de um cidadão argentino durante a ditadura militar naquele país
O filme argentino Garage Olimpo, de Marco Bechis, é a atração do Cine Ibermedia que a TV Brasil exibe no domingo (7), às 23h. Protagonizado por Antonella Costa e Carlos Echevarría, o longa estreou em 1999 e foi ganhador de muitos prêmios nacionais e internacionais, entre eles a seleção oficial de “Um Certain Regard”, no Festival Internacional de Cannes; o de Melhor Filme no Festival de Cartagena; o Primeiro Prêmio do Festival de Cinema de Havana; o Colón de Ouro no Festival de Huelva e o Prêmio Fénix no Festival de Santa Bárbara.
Na época da ditadura militar, na Argentina, um agente secreto da polícia (Félix) leva uma vida dupla: torturador de prisioneiros e um dedicado cidadão. Um dia, sua namorada (Maria), uma jovem professora e militante de esquerda, é presa e torturada num centro clandestino de detenção conhecido como Garage Olimpo. Mesmo estando apaixonado, ele não consegue salvá-la de seu destino fatal.
O filme é a principal inspiração do diretor, que foi vítima da ditadura e forçado a deixar a Argentina em 1977. Garage Olimpo foi um lugar onde os presos políticos eram torturados e que ficava em uma área central de Buenos Aires. Entre as várias histórias de terror que lá aconteceram, uma é a de Maria, ativista da resistência democrática contra a ditadura. Quando ela é capturada, descobre que seu namorado trabalha para o governo obtendo informações dos presos, e o destino prega uma peça em ambos quando ele, que não sabia do envolvimento político dela, torna-se o responsável pelo ato de tortura no seu primeiro dia em Garage Olimpo.
Título Original: Garage Olimpo. Argentina, 1999. Gênero: Drama. Direção de Marco Bechis, com Antonela Costa, Carlos Echevarría, Pablo Razuk, Enrique Piñeyro, Marcelo Chaparro, Adrian Fondari. 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário