Pages

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

KHRYSTAL É HOMENAGEADA NO “LÁ NA CARIOCA”

A cantora Simona Talma acompanhada na guitarra pelo cantor Luiz Gadelha homenageou, na tarde de sábado (27), com um bonito show, a cantora Khrystal. O evento aconteceu no bar e restaurante “Lá na Carioca”, na Cidade Alta, de propriedade de Biba Thompson. Esse show encerrou a programação do mês de novembro do bar, que homenageou ao longo do mês outras três cantoras. Além de Khrystal, foram homenageadas as cantoras, Glorinha Oliveira com show de Rodolfo Amaral, Terezinha de Jesus, com a apresentação de Edja Alves e Valéria Oliveira, homenageada por Luiz Gadelha.
Alguns momentos da festa:
SIMONA TALMA E LUIZ GADELHA

SIMONA TALMA

LUIZ GADELHA

BIBA THOMPSON E KHRYSTAL

KHRYSTAL DANDO UMA "CANJA" JUNTO COM SIMONA E GADELHA

KHRYSTAL

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

VII PRATO DO MUNDO – FESTIVAL GASTRONÔMICO DO BECO DA LAMA - FINAL

O VII Prato do Mundo - Festival Gastronômico do Beco da Lama chega ao seu final neste sábado (27), quando conheceremos o grande vencedor.


Os bares e restaurantes e seus respectivos pratos são:

Whiskynão – “carne de sol gratinada com arroz de queijo”
Bar do Pedrinho - feijão verde com ômega 3
Bar Inverno e Verão - arroz de leite com paçoca e feijão verde
Encontro dos Boêmios Bar comparece com a bisteca suína com molho de Engenho.
Bar da Meladinha - rabada com pirão
Bar da Nazaré - ‘vaca atolada’
Restaurante Seridó - panqueca de jerimum
Bamboa Encontro dos Boleros - peixada norte-riograndense
Bardallos Comida & Arte - pernil ao sino
Cidade dos Camarões - escondidinho de carne de sol
Lá Na Carioca - feijoada carioca
Bar Zé Reieira - carneiro ao molho.

Para o encerramento da festa gastronômica foram convidadas as seguintes bandas: Du Souto, Orquestra Boca Seca e cantor Maguinho da Silva, os shows terão inicio às 17h, próximo ao Bardallos, na rua Gonçalves Ledo, na Cidade Alta, acesso grátis.
Este evento é uma realização da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências - SAMBA.

LÁ NA CARIOCA: SHOW COM SIMONA TALMA EM HOMENAGEM A KHRYSTAL

                    SIMONA TALMA

Amanhã (27), encerrando as homenagens a quatro cantoras de música potiguar (Glorinha Oliveira, Terezinha de Jesus, Valéria Oliveira e Khrystal) estará se apresentando no bar e restaurante “Lá na Carioca” a cantora Simona Talma, a homenageada desta feita é a cantora Khrystal. As homenagens foram prestadas ao longo de novembro, sempre aos sábados.

                                    VALDECI DE OLIVEIRA
                                                                                               KHRYSTAL

O “Lá na Carioca” da gentilíssima Biba Thompson funciona na rua Gonçalves Ledo, 808 – Centro, próximo a Cosern. O bar abre às 11h e serve uma deliciosa feijoada . O show começa às 15h.


SERVIÇO:

LOCAL – LÁ NA CARIOCA (Rua Gonçalves Ledo, 808 – Centro)
DIA: 27 de novembro (sábado)
HORÁRIO: bar abre a partir das 11h, show às 15h
Não é cobrado couvert.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

UM PARAÍSO CHAMADO PIPA (FOTOS)

Uma das mais lindas praia do Brasil, Pipa está localizada na região Leste do Estado do Rio Grande do Norte, Município de Tibau do Sul nome indígena que significa "entre duas águas", uma vez que, ela encontra-se entre a Lagoa das Guaraíras e o Oceano Atlântico. Fica distante 79 km da capital, Natal e tem uma temperatura média de 25, 6° C.
O nome Pipa teve origem quando os portugueses se aproximavam da praia e avistaram uma rocha que de longe parecia um barril. No português de Portugal a palavra pipa significa barril, daí nome. Existem outras teoria para a origem do nome da praia, mas essa é mais aceitável.


A PEDRA EM FORMATO DE BARRIL QUE DA NOME A PRAIA DA PIPA


A PEDRA EM FORMATO DE PIPA, POR OUTRO ÂNGULO





























(FOTOS VALDECI DE OLIVEIRA)

domingo, 21 de novembro de 2010

FLIPIPA - ÚLTIMO DIA DA FESTA LITERÁRIA

A última noite do Festival Literário de Pipa – FLIPIPA foi a mais longa (quatro reuniões) e a mais frequentada pelo público.


O jornalismo e as redes sociais foram a temática da primeira reunião da noite. Para discutir estes temas foram convidados o jornalista, produtor cultural, ativista ambiental e blogueiro Yuno Silva, o superintendente da Intertv Cabugi, Dirceu Sumabucuru, a jornalista e blogueira Laurita Arruda e o músico e poeta Carlos Cavalcante, o Carito.

Alguns convidados contaram suas experiências com redes sociais, como por exemplo, Laurita, que se mantém financeiramente escrevendo em seu blog “Território Livre”. Yuno contou sua experiência com blogs sociais, ele foi o criador do blog “SOS Ponta Negra”, que alertou a população sobre a construção de prédios próximos ao morro do Careca. Atualmente mantém quatro blogs na rede. Já Dirceu Simabucuru falou sobre a interatividade da tv digital e suas possibilidades no futuro. Carito expôs um divertido texto comparando os avanços tecnológicos dos anos 70 até hoje, citou aquelas telas de tiras coloridas que eram colocadas sobre as TV’s preto e branco, o que divertiu bastante Margot Ferreira, que mediava o encontro. Findou colocando que hoje, sem sair do RN, já ganhou prêmios com seu trabalho musical divulgado através da Internet.


CARITO


LAURITA ARRUDA


YUNO SILVA


DIRCEU SIMABUCURU

A segunda reunião teve como tema principal o livro de Moacy Cirne, “Dicionário do Folclore Brasileiro – uma edição desfigurada”. O autor iniciou o debate colocando sua indignação diante das alterações e mutilações que sofreu o Dicionário do Folclore Brasileiro de Câmara Cascudo, lançado pela editora Global.  O debate contou ainda, com a participação do historiador e escritor Durval Muniz e pela professora universitária e biógrafa de Luis da Câmara Cascudo, Vânia Gicco, que confirmaram a posição de Cirne, complementando a ideia de que Cascudo é muito conhecido, mas, pouco lido. O debate teve como mediadora a jornalista Sheila Azevedo.




MOACY CIRNE


VÂNIA GICCO


DURVAL MUNIZ

A literatura de João Gilberto Noll foi o assunto da terceira reunião. Além do próprio Noll, estavam presentes como interlocutores a professora titular do Departamento de Letras da UFRN, Ilza Matias Souza e o professor João da Mata. Noll surpreendeu a todos com a leitura de dois trechos de seus livros, com sua voz arrastada e sofrida. O ponto alto da mesa se deu quando, interpelado sobre de que forma apresentaria um texto em que houvesse “tesão”, leu um trecho de “A fúria do corpo” utilizando o mesmo tom de voz.


JOÃO GILBERTO NOLL


ILZA MATIAS


JOÃO DA MATA

O último encontro da noite teve como convidados o romancista João Ubaldo Ribeiro e o poeta, roteirista e compositor Geraldo Carneiro, que conduziram, sem mediação, um divertido bate-papo sobre a vida de escritor. Foi um fecho com chave de ouro para o II FLIPIPA. Pudemos ver um João Ubaldo bem humorado discorrer sobre prêmios que são meras estatuetas sem direito a prêmios, sobre a importância do dinheiro na execução do trabalho do escritor, enquanto, como num bom bate bola, o amigo e interlocutor Geraldo Carneiro rebatia com boas idéias e histórias interessantes.


JOÃO UBALDO RIBEIRO


GERALDO CARNEIRO

Em suma, o Festival Literário de Pipa - FLIPIPA com essa segunda edição bem sucedida parece estar consolidado, veio para ficar. O Rio Grande do Norte entra para o seleto rol dos Estados que produzem grandes eventos literários no Brasil. O curador desse ambicioso e magnífico projeto, Dácio Galvão, está de parabéns, assim como, toda sua equipe.

DÁCIO GALVÃO, CURADOR DO II FLIPIPA


TEXTO: EURÍDICE ARMÁN E VALDECI DE OLIVEIRA
FOTOS: VALDECI DE OLIVEIRA

sábado, 20 de novembro de 2010

II FLIPIPA - SEGUNDO DIA

O segundo dia do FLIPIPA foi marcado pelas palestras dos mestres, Tarcísio Gurgel (RN) e Frederico Pernambucano (PE). Entre essas palestras houve um gostoso e esclarecedor papo com o escritor e roteirista Marçal Aquino.

Na primeira mesa da noite, o mestre Tarcísio Gurgel, mediado pela poeta e escritora Nivaldete Ferreira, discorreu sobre o escritor, poeta , historiador, contista e romancista Antônio José de Melo Souza, conhecido pelo pseudônimo de Polycarpo Feitosa, e o seu mais famoso livro “Gizinha” (1930). Na sua explanação, Gurgel, conduziu-nos em uma saborosa viagem pelo romance tendo com pano de fundo a Natal de 1927, perplexa diante da modernidade que se “achegava” revestida de traços da Belle Époque parisiense.

No segundo momento, o escritor e roteirista Marçal Aquino (SP) e o professor universitário e escritor Pablo Capistrano (RN) conversaram sobre os prós e os contras de se fazer cinema e televisão no Brasil. Marçal é roteirista de “Ação entre amigos” “Os matadores”, “O Invasor”, “O cheiro do ralo” e “Cabeça a prêmio” para o cinema, assim como “Força Tarefa” para a televisão. Num papo bastante informal, discutiu-se, entre outros assuntos, o cinema autoral, aquele em que o diretor era preponderante para a escolha do filme a que se iria assistir, tempo de diretores famosos como Fellini, Bergman, Buñuel e outros tantos. Comentou-se também as facilidades de se produzir um roteiro televisivo, já que o poder econômico das TV’s em geral, principalmente a Globo, disponibiliza os meios necessários para produções bem sucedidas.

No terceiro encontro tivemos as participações do historiador e escritor Frederico Pernambucano de Mello e o professor e pesquisador do cangaceirismo Honório de Medeiros, que foram mediados pela escritora Clotildes Tavares. A conversa girou em torno, basicamente, do livro “Estrela de couro: A estética do cangaço”, de Frederico Pernambucano, lançado recentemente, e que aborda o universo estético, comportamental e mitológico, focalizando seu mais ilustre protagonista, Lampião. Os palestrantes discorreram sobre a simbologia de detalhes das indumentárias, assim como, sobre a relação entre os cangaceiros e os poderosos da época.

Enfim, tivemos uma noite que oscilou entre o didatismo dos mestres Tarcísio Gurgel e Frederico Pernambucano e a perspicácia de Marçal Aquino.

Eurídice Armán e Valdeci de Oliveira

NIVALDETE FERREIRA E TARCÍSIO GURGEL
 
TARCÍSIO GURGEL

PABLO CAPISTRANO E MARÇAL AQUINO


MARÇAL AQUINO


FREDERICO PERNAMBUCANO, CLOTILDE TAVARES E HONÓRIO MEDEIROS
 
FREDERICO PERNAMBUCANO
 
HONÓRIO MEDEIROS
 
(FOTOS VALDECI DE OLIVEIRA)